Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eu preciso votar? Minha cidade vai ter segundo turno? Saiba como descobrir

Confira se você terá de retornar ao seu local de votação no próximo domingo, 27, para escolher o prefeito de seu município

26 out 2024 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários

A grande maioria das cidades brasileiras já conhece quem chefiará o Poder Executivo municipal a partir de janeiro de 2025. Porém, os eleitores de alguns municípios retornarão às urnas para um novo dia de votação para o cargo de prefeito, no próximo domingo, 27.

Saiba abaixo se você está na lista de eleitores que participarão do segundo turno das eleições municipais e confira as informações mais importantes para este momento.

Depois de a Justiça Eleitoral apurar os resultados das urnas no primeiro turno de 2024, foi apurado que 51 municípios do país terão segundo turno, com 15 capitais incluídas na lista --menor número de segundos turnos em capitais desde as eleições municipais de 2008, quando 11 capitais decidiram as corridas eleitorais em duas etapas.

Em 2020, 57 cidades brasileiras tiveram a disputa para prefeito definida no segundo turno, incluindo 18 capitais. O número de cidades onde o segundo turno era uma possibilidade em 2020 foi de 95. Neste ano, 103 municípios tinham a possibilidade de realização de um novo dia de votação.

Minha cidade vai ter segundo turno? 

Na Região Sudeste, há uma nova etapa de votação em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Barueri (SP), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mauá (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP), Uberaba (MG), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ) e Serra (ES).

No Nordeste, voltam às urnas os eleitores de Aracaju (SE), Natal (RN), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Camaçari (BA), Olinda (PE) e Paulista (PE). Na Região Sul, os muncípios onde haverá segundo turno são Curitiba (PR), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Caxias do Sul (RS) e Pelotas (RS).

Na Região Norte, são as cidades de Belém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Santarém (PA) e Imperatriz (MA). Por fim, no Centro-Oeste, a lista dos municípios com segundo turno em 2024 tem Goiânia (GO), Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). 

Por que terá segundo turno na minha cidade? 

Eleição_Brasil
Eleição_Brasil
Foto: Getty Images

A legislação brasileira prevê a possibilidade de segundo turno em municípios de mais de 200 mil eleitores. 

Em cidades nesta condição, o candidato a prefeito deve conquistar a maioria absoluta dos votos para se eleger ainda no primeiro turno. Isso significa obter metade mais um dos votos válidos. Neste cálculo, não são computados os votos nulos e os em branco.  

Quando isso não ocorre, os dois nomes mais votados no primeiro turno seguem para o segundo, quando disputam novamente a preferência dos eleitores. Na segunda fase da votação, é considerada eleita a pessoa que obtiver o maior número de  votos válidos. 

A legislação determina que municípios com menos de 200 mil eleitores escolhem seus prefeitos com a maioria simples. Nelas, o candidato com mais votos válidos é eleito e não há a possibilidade de segundo turno.

Todas as 26 capitais brasileiras têm mais de 200 mil eleitores. Em 2024, pela primeira vez, Palmas (TO) ultrapassou esta marca. Com cerca de 209 mil pessoas aptas a votar, a capital tocantinense terá uma segunda etapa da votação. 

Nas eleições municipais, não votam as eleitoras e os eleitores do Distrito Federal, de Fernando de Noronha (PE), nem os que residem no exterior. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade