Facebook aumenta transparência para eleições no Brasil
Anúncios políticos na rede social serão identificados com o nome de quem pagou pela publicidade a partir de agosto
O Brasil será o segundo país a ter a ferramenta de Categorização de Anúncios Políticos do Facebook, anunciou nesta quinta-feira (28) a rede social. A partir de 16 de agosto, todos os anúncios políticos feitos no Facebook, Instagram e Messenger serão identificados com as informações de quem pagou pelo impulsionamento da publicação.
Para que isso aconteça, a rede social começará, a partir do mês que vem, a cadastrar candidatos, partidos, coligações e representantes que já possuem registro eleitoral.
"Eles precisarão nos fornecer documentos de identificação e passar por uma dupla verificação para poder publicar propagandas políticas", explica Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook para a América Latina.
Todos os anúncios sinalizados como de conteúdo político mostrarão quem pagou pela propaganda, quanto gastou, o público que foi destinado e o alcance daquela publicação.
Essas informações também farão parte de um grande arquivo de anúncios políticos, semelhante ao já implementado pelo Facebook nos Estados Unidos. A plataforma, ainda em construção, permitirá que usuários do mundo inteiro verifiquem os anúncios ativos e inativos feitos pelos candidatos.
"Com essa ferramenta vamos aumentar a transparência no período eleitoral brasileiro", explica Sheryl Sandberg, diretora de operações da rede social. "Os arquivos estarão disponíveis na plataforma ainda nos próximos sete anos".
Mudanças
As novidades nas publicações pagas dentro do Facebook não serão exclusivas para propagandas políticas. A partir desta quinta-feira, 28, todos os usuários do Facebook poderão verificar quais anúncios estão sendo impulsionados por marcas que possuem página na rede social.
Para verificar o que uma marca ou empresa está impulsionando na rede social, é necessário clicar na opção "Informações e anúncios". Duas novas abas passam a ficar disponíveis para usuário: a primeira, mostra quantas e quais mudanças foram feitas nas informações daquela página como alteração de nome, por exemplo; já na segunda, é possível verificar quais propagandas estão sendo pagas atualmente e para quais países elas aparecem.