Fuad Noman, eleito em BH, é o prefeito de capital mais velho do Brasil
Na outra ponta, reeleito ainda no primeiro turno, João Campos é o prefeito mais novo nas capitais brasileiras
Aos 77 anos, Fuad Noman (PSD) é o prefeito de capital mais velho do Brasil. Ele foi reeleito prefeito de Belo Horizonte (MG), neste domingo, 27. Fuad teve 53,73% dos votos contra o bolsonarista Bruno Engler (PL), que teve 46,27%.
- Confira no Terra a o resultado do segundo turno das eleições 2024!
Fuad Noman está no cargo de prefeito desde 2022, quando assumiu o posto de Alexandre Kalil (PSD), de quem era vice. Economista, já foi diretor do Banco do Brasil, secretário estadual da Fazenda e de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais e secretário municipal de Fazenda de Belo Horizonte.
Já na outra ponta, o prefeito de capital mais novo é João Campos (PSB), reeleito em primeiro turno no Recife (PE). Filho do falecido Eduardo Campos, João tem 30 anos e iniciou a carreira na política há 10, rodando pelo Estado de Pernambuco na eleição que elegeu Paulo Câmara.
Quando foi eleito prefeito no primeiro mandato, João Campos ganhou o título de prefeito mais jovem da história da capital pernambucana.
Prefeito mais velho do Brasil
Considerando todos os municípios, não só as capitais, a diferença das idades aumenta. O prefeito mais velho do Brasil é Coronel Elói (PSD), de 88 anos, reeleito em Barro Duro, no Piauí. Ele teve 50,01% dos votos válidos (2.680 votos), contra 49,41% de Cleia Abreu, que teve 2.648 votos e acabou em segundo lugar, uma diferença de 32 votos.
No mesmo Estado também foi eleito o prefeito mais jovem do País, que tem 21 anos, a idade mínima para tomar posse em um posto do Executivo, segundo a legislação. Juninho de Marinalva (MDB) foi eleito na cidade de Curral Novo do Piauí, no interior do Piauí, com 99,14% dos votos válidos.