Há 48 anos no cargo, vereador mais longevo do País é reeleito para mais um mandato
Com reeleição, Nirdo Artur Luz vai acumular meio século na Câmara Municipal de Palhoça
Vereador de Palhoça (SC) desde 1976, Nirdo Artur Luz (PL), conhecido como Pitanta, foi reeleito para o 13º mandato, aos 70 anos. Ele recebeu 2.252 votos e foi o segundo mais votado do município da região metropolitana de Florianópolis.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a União dos Vereadores do Brasil (UVB), o parlamentar é o mais longevo do País. Luz acumula 48 anos no cargo e, com a reeleição, poderá chegar aos 52 anos de mandatos consecutivos.
Pitanta tinha 22 anos quando foi eleito vereador pela Arena. Com o fim da ditadura, em 1985, o partido passou a se chamar PSD, depois mudou o nome para PFL e, por último, Democratas. Pitanta se manteve no partido até ele se fundir ao PSL, formando o União Brasil. Nestas eleições ele concorreu pelo PL.
Das 12 eleições que concorreu no município de Palhoça, Pitanta foi o mais votado em 10 dessas disputas. A votação de maior expressão ocorreu em 2008 quando se elegeu com 2.833 votos.
Em entrevista recente ao Terra, ele revelou que mesmo sem ter familiares dentro da política, o maior incentivo que teve para entrar na vida pública veio de dentro de casa.
"Minha mãe, Dona Natalina, sempre gostou muito de política. Foi amiga de deputados, governadores e me incentivou a entrar na política quando eu tinha 19 anos", contou.