Hamilton Mourão é eleito senador pelo Rio Grande do Sul
Mourão foi vice-presidente da República durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL)
O candidato Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito para uma cadeira no Senado Federal, pelo Estado do Rio Grande do Sul, com 44,11% dos votos (2.593.294 votos). Em segundo lugar na disputa pelo cargo ficou o ex-governador do Estado Olívio Dutra (PT), com 37,85%(2.225.458 votos).
Mourão foi vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL) desde 1º de janeiro de 2019. Filho de Antonio Hamilton Mourão e de Wanda Coronel Martins Mourão, ele nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 15 de agosto de 1953.
Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre, onde concluiu o Ensino Médio, ingressou no Exército Brasileiro em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras e, em dezembro de 1975, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, graduando-se em Ciências Militares.
Ao longo da carreira, já exerceu funções típicas de oficial subalterno e intermediário nos corpos de tropa, de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e de assessor de estado-maior de unidades e comandos nas regiões Sul, Centro-Oeste e Amazônica, e no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, Distrito Federal. Desempenhou também o cargo de comandante do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, em Ijuí, Rio Grande do Sul, no triênio 1998 – 2000.
Acompanhe em tempo real a apuração do primeiro turno das eleições.