Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Horário eleitoral acabou, mas você sabe como funcionam as inserções?

O tempo deve ser igualmente dividido entre os candidatos que disputam a presidência e os governos de estado no rádio e na TV

28 out 2022 - 20h25
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A propaganda eleitoral gratuita entrou na disputa entre os candidatos à presidência da República, depois que partidários do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), passaram a questionar a ausência de inserções em rádios do nordeste brasileiro. O caso foi judicializado.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, indeferiu a petição apresentada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, e seu secretário-executivo Fábio Wajngarten, que exigiam a redução do tempo de rádio da campanha do adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso para compensar as supostas inserções que não foram ao ar. A justificativa do TSE para a negativa foi a ausência de provas.

No segundo turno, a veiculação da propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão começou em 7 de outubro e terminou nesta sexta-feira, 28 de outubro. A veiculação acontecia no horário eleitoral e em inserções de 30 segundos, que eram distribuídas ao longo da programação. O tempo deve ser igualmente dividido entre as candidaturas.

A legislação eleitoral estabelecia que o tempo fosse dividido igualmente entre os candidatos à Presidência que disputam o segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Para a distribuição do conteúdo, o Tribunal Superior Eleitoral formou um pool de emissoras de rádio e TV. A partir de uma sala localizada no quinto andar do prédio, esse pool emitia o sinal para os veículos.

Tanto a gravação como o envio dessa propaganda é de responsabilidade dos partidos, assim como a fiscalização da entrada no ar das peças.

Alexandre de Morais considerou inconsistente o pleito da campanha de Jair Bolsonaro, sobre as inserções nas rádios do nordeste
Alexandre de Morais considerou inconsistente o pleito da campanha de Jair Bolsonaro, sobre as inserções nas rádios do nordeste
Foto: iStock
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade