Ele se diz filho de Deus e é uma das celebridades mais conhecidas do Brasil. Inri Cristo não poderia deixar de aparecer durante o pleito deste final de semana e fez um discurso político sobre o processo eleitoral e a democracia no Brasil. A declaração foi dada em sua página oficial do Facebook, acompanhada de uma foto do “Filho do Pai” votando.
Sem revelar suas preferências políticas, Inri se disse contrário ao voto obrigatório e lamentou a “democracia não ortodoxa do Brasil”.
“Após viver quase vinte anos como apátrida na Terra de Santa Cruz que vós chamais Brasil, agora me é facultado cumprir o dever cívico na condição de eleitor. Não voto meramente num candidato, e sim na coerência, nas ideias que considero mais sensatas. (...) Tão somente lamento a democracia não ser ortodoxa no Brasil, ao contrário o voto seria facultativo. Na pseudodemocracia, muitas vezes o eleitor vota em quem não confia ou vota em branco apenas por ser obrigado a comparecer às urnas”, disse Inri.
A opinião do eleitor ilustre é uma das vertentes muitas vezes pouco debatidas no Brasil. A obrigatoriedade do voto não costuma vir à tona durante as disputas eleitorais e a ideia não é discutida nos debates. O voto facultativo é realidade em algumas das principais democracias do mundo, como os Estados Unidos, Alemanha e França.
Em julho deste ano, o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu em plenário o fim do voto obrigatório. “Penso que está na hora de acabar com a ilusão de que o voto obrigatório gere cidadãos politicamente evoluídos. É uma falácia. O caminho para isso é a educação formal de qualidade. Uma massa de eleitores desinformados que vende o voto porque é obrigado a votar diminui a legitimidade do sistema”, argumentou o senador.
O fim do voto obrigatório não é muito popular entre os partidos políticos e poucos projetos com esta finalidade foram levados ao debate no Congresso.
Anitta foi uma das primeiras vítimas dos memes deste domingo. Na foto, ela tira uma foto com a urna, com a mesma pose que tentou fazer sua selfie com a cantora Rihanna
Foto: Facebook / Reprodução
Até a Princesa Elsa, da animação Frozen, acordou disposta para participar da festa da democracia
Foto: Facebook / Reprodução
Um dos posts mais famosos do candidato à Presidência pelo PV, Eduardo Jorge, foi relembrado na urna
Foto: Facebook / Reprodução
Olha propaganda-relâmpago da Jequiti, famosa na programação do SBT, roubando a cena na urna eletrônica. Piscou, perdeu
Foto: Facebook / Reprodução
Candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, Lasier Martins não foi perdoado. No post, seu vídeo mais famoso da internet, no qual toma um choque durante uma reportagem, foi relembrado com uma piadinha
Foto: Facebook / Reprodução
Para quem esqueceu da cola na hora de votar, o acesso ao Google teria sido bem útil
Foto: Facebook / Reprodução
Teve quem confundiu urna com música eletrônica, colocando o DJ Skrillex no meio da piada
Foto: Facebook / Reprodução
Uma letra do É O Tchan nunca se encaixou tão bem no contexto eleitoral...
Foto: Facebook / Reprodução
A frase deprê da cantora Lana Del Rey também foi colocada na urna
Foto: Twiter/ @victoroliveira / Reprodução
Olha quem também apareceu durante a votação. Yudi Tamashiro mostrando seus passos de break
Foto: Twitter/ @eddytbh / Reprodução
Até o Chapolin Colorado aproveitou para fazer propaganda no dia de votação
Foto: Instagram / Reprodução
Eleito Senador pelo Rio Grande do Sul, Lasier Martins foi lembrado no meme que faz referência ao vídeo inesquecível no qual ele toma um choque de um cacho de uvas
Foto: Twitter / Reprodução
O BBB também entrou na brincadeira. "Vem declarar seu apoio no segundo turno aqui fora, Marina"
Foto: Twitter / Reprodução
A urna também apareceu um pouco diferente para quem não gostou do resultado do primeiro turno
Foto: Twitter / Reprodução
Uma das músicas mais tristes da dupla Simon and Garfunkel, The Sound Of Silence serviu de trilhar para o adeus de Marina no primeiro turno