Janja conta que chorou ao ajudar Lula durante discurso: 'Brasil de amor se materializava'
Próxima primeira-dama foi peça-chave durante a campanha presidencial do petista
Rosângela da Silva, a Janja, contou ao blog da Andréia Sadi que chorou ao ajudar seu marido, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante seu 1º discurso após ser eleito presidente do País. O pronunciamento do petista foi feito em um hotel na região da Avenida Paulista, em São Paulo, na noite deste domingo, 30.
"Chorei enquanto trocava as páginas do pronunciamento do meu marido, agora presidente eleito. Chorei porque a medida que ele lia, um Brasil de amor e esperança se materializava naquelas palavras. Um Brasil de paz e união. Mais justo e igualitário. Foi a certeza de que um novo amanhã finalmente chegou", disse ela em entrevista para a jornalista da TV Globo.
Depois da vitória confirmada, Lula falou sobre "reestabelecer a paz entre as famílias, entre os divergentes". O tom do discurso foi de conciliação e pacificação. Entre os temas comentados pelo presidente eleito em seu discurso, estavam: crescimento econômico, políticas de combate à violência contra as mulheres, combate à fome, ao racismo, ao preconceito e à discriminação, retorno do progama Minha Casa Minha Vida, diálogo com o Legislativo e Judiciário, comércio internacional, desmatamento da Amazônia, entre outros assuntos.
Saiba quem é a próxima primeira-dama
Militante histórica do PT, Janja já era integrante do partido muito antes de conhecer Lula. Ela se filiou aos 17 anos, em 1983, e anos depois trabalhou na liderança do PT na Assembleia Legislativa do Paraná.
Janja e Lula se viram pessoalmente pela primeira vez em meados dos anos 1990, quando ela era recém-formada em ciências sociais pela Universidade Federal do Paraná e Lula já havia concorrido à Presidência. Na época, o petista era casado com Marisa Letícia e estava viajando pelo Brasil para conhecer a realidade do País.
O namoro, no entanto, só começou décadas depois, quando Lula já era viúvo - a ex-primeira dama Marisa Letícia morreu em 2017. Janja apareceu publicamente ao lado do petista pela primeira vez quando Lula deixou a sede da Polícia Federal de Curitiba, no Paraná, em 2019. Este ano, os dois se casaram, em uma cerimônia realizada em São Paulo.