Kelmon faz internautas sentirem saudades de Cabo Daciolo
Presença do candidato do PTB, que fez dobradinha com o presidente Bolsonaro no debate, trouxe lembranças de Cabo Daciolo, candidato em 2018
O que o presidenciável Padre Kelmon (PTB) tem em comum com Cabo Daciolo, candidato do Patriota à Presidência da República em 2018? Além da reliogiosidade e da aversão à esquerda, eles movimentaram a internet na noite deste sábado, 24, durante o debate entre os presidenciáveis transmitido pelo Terra, em parceria com SBT, Estadão/Eldorado, Nova Brasil FM, Veja e CNN Brasil.
Um dos melhores momentos dos debates de 2018 foi quando Daciolo perguntou a Ciro Gomes do PDT sobre a "Ursal" - uma suposta União das Repúblicas Socialistas da América Latina, e disse que Ciro era um dos fundadores do Foro de São Paulo. Ciro disse desconhecer sobre a sigla e também que não foi fundador do Foro de São Paulo. À época, a Ursal foi o grande assunto da internet, com uma infinidade de memes.
Desta vez, quem trouxe o Foro de São Paulo para o debate foi o Padre Kelmon. Em dobradinha com o presidente Jair Bolsonaro, que dirigiu a ele a sua primeira pergunta sobre "perseguição religiosa na Nicarágua", Kelmon respondeu que sobre o tema o Foro de São Paulo não se manifesta.
Com uma pauta extremamente conservadora, Kelmon levou ao debate temas como o aborto, a necessidade de barrar a esquerda nestas eleições, e uma visão particular sobre o feminismo, ao dizer que feministas defendem o aborto incondicionalmente. Nas redes, muita gente disse que em algum momento do debate acreditava que ele pediria voto para Bolsonaro. O que, de fato, não aconteceu. No Twitter, "saudade do Cabo Daciolo" foi um tema recorrente durante o debate.
Durante o debate, Ciro Gomes foi o candidato com mais menções no Twitter, seguido pelo Padre Kelmon, com 190 mil. Soraya (39 mil), Bolsonaro corrupto (19 mil), Daciolo (3,8 mil) e Viagra (1,4 mil) foram outros temas que repercutiram na rede.