Lula: clima no colégio eleitoral do petista é de ativismo e esperança
Apoiadores do petista foram ao local vestidos de vermelho, cor símbolo do partido, em busca de um resultado favorável nas urnas
O clima em torno da Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, é de ativismo e esperança pela vitória do seu eleitor mais destacado, o petista Luís Inácio Lula da Silva (PT). Apesar do forte esquema de segurança desde as 7h da manhã deste domingo, 30, apoiadores foram ao local vestidos de vermelho, cor símbolo do partido, em busca de um resultado favorável ao petista nas urnas.
Lucia Gomes e Lúcia Nazaré, por exemplo, chegaram logo no primeiro horário e levaram flores vermelhas e brancas para entregar ao presidenciável.
"A expectativa hoje é Lula presidente", disse a primeira. "Jair, Jair embora", completou Nazaré, em referência a uma música que viralizou nas redes sociais e foi entoada no entorno do colégio eleitoral, que é uma espécie de "despedida" do atual presidente da República.
Herança de família
O exercício da cidadania, com o voto, e a preferência política são dois aprendizados passados de mãe para filho. Os dois aguardavam para votar e possivelmente conhecer Lula. O sonho de encontrar o líder nas pesquisas de intenção de voto é algo que a matriarca nutre há algum tempo e, agora, passou para a criança, que vestia uma camiseta com o rosto do petista e levava uma flor para ele.
"O País está num momento muito triste por causa da desinformação. Eu tento conscientizar ele [meu filho] no meio de tudo isso", diz a mãe, que preferiu não ser identificada. "Ele é melhor para a humanidade agora. Quero abraçá-lo hoje", acrescentou o menino.
Seu Gijo, como se identificou, aproveitou o momento de votar para demonstrar orgulho por suas raízes nordestinas. Apoiador de Lula, ele levou uma placa para protestar contra falas preconceituosas do presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Presidente, somos todos nordestinos do Oiapoque ao Chuí", diz a placa. Gijo explica orgulhoso a escolha da frase.
"Lembra quando o Bolsonaro falou mal dos nordestinos? Então, fiz essa placa em homenagem a todos os nordestinos [...] e Lula é nordestino", conta.
A votação começou às 08h deste domingo, 30, e seguirá até às 17h, em todas as seções eleitorais do Brasil. O Terra acompanhará a apuração das urnas em tempo real.
*Com colaboração de Reginaldo Thomaz.