Lula é destaque do programa de Boulos enquanto Nunes esconde Bolsonaro
Mesmo com o maior tempo de TV entre os candidatos à prefeitura de SP, prefeito mostra ex-presidente por apenas quatro segundos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu ao lado da primeira dama, Janja da Silva, dentro da casa de Guilherme Boulos durante o primeiro programa do horário eleitoral do candidato do PSOL a prefeitura de São Paulo.
O vídeo quis demonstrar o grau de intimidade entre os dois e que Boulos é a grande aposta de Lula para a maior cidade do País. Na estreia do programa de TV, o presidente aparece falando mais do que o próprio deputado federal. Boulos pretende aproveitar a popularidade do petista na cidade para obter mais votos, principalmente no eleitorado da periferia.
A última pesquisa Datafolha revelou que 44% dos eleitores de Lula votariam em Boulos. Esta é a primeira vez que o PT não lança um candidato à prefeitura de São Paulo.
Bolsonaro coadjuvante
Em meio a um imbróglio junto a Pablo Marçal pelo apoio de Jair Bolsonaro (PL), Ricardo Nunes (MDB) preferiu não dar destaque ao ex-presidente em seu primeiro programa do horário eleitoral.
Bolsonaro aparece durante quatro segundos em imagens que foram gravadas na convenção do MDB que confirmou Nunes como candidato para as eleições deste ano. Há expectativa que o prefeito passe a utilizar mais a imagem do ex-presidente nos próximos programas, enfatizando negociação do Campo de Marte com o governo federal que resultou no perdão da dívida de R$ 25 bilhões que a prefeitura tinha junto à União.
Tábata e Datena
Com cerca de 30 segundos cada para apresentar suas propostas na TV, Tábata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) buscaram mostrar suas essências na estreia do guia eleitoral.
A deputada federal optou por mostrar a sua trajetória vindo de um bairro periférico na zona sul da cidade e a sua relação com a família. Datena mostrou a desenvoltura em frente às câmeras, que adquiriu em décadas como apresentador de TV, e enfatizou as propostas na área de saúde prometendo a ampliação no horário de atendimento das UBS.
Marçal fora do horário eleitoral
Quem acompanhar o programa que passa duas vezes ao dia na TV e no rádio não encontrará as propostas de Pablo Marçal, candidato a prefeito de São Paulo pelo PRTB.
O partido do influencer digital está impedido de veicular propaganda gratuita na TV e no rádio por causa da cláusula de barreira. A lei restringe a atuação de partidos políticos que não obtiverem determinada porcentagem de votos para o Congresso nas últimas eleições
Para ter direito ao espaço no horário eleitoral, o partido precisa ter eleito no mínimo 11 deputados federais espalhados em pelo menos nove Estados ou ter ao menos 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados.
Além de Marçal, Beto Haddad (DC), Marina Helena (Novo), João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP) e Altino Prazeres (PSTU) também estão fora da propaganda gratuita pelo mesmo motivo.