Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Lulas' e 'Bolsonaros' estarão nas urnas nas eleições de 2024; entenda

Candidatos utilizam nome de políticos mais conhecidos para conseguir juntar votos no pleito municipal

24 set 2024 - 05h02
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Eleições municipais de 2024 terão candidatos com os nomes Lula e Bolsonaro, incluindo parentes do ex-presidente e pessoas sem relação política com eles.
Rivais no plano nacional, os partidos de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) aumentaram o número de filiados antes das eleições municipais de 2024
Rivais no plano nacional, os partidos de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) aumentaram o número de filiados antes das eleições municipais de 2024
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Um 'Lula' no partido de direita PL e um 'Bolsonaro' em um partido mais de esquerda. Sim, isso existe e estará estampado nas urnas das eleições municipais de 2024. Segundo dados levantados pelo Terra no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 164 candidatos terão o nome Lula nas urnas, enquanto 62 candidaturas foram registradas com o nome Bolsonaro na Justiça Eleitoral. E, alguns casos, há algumas situações curiosas também.

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Apenas sete candidatos realmente têm o sobrenome Bolsonaro, entre eles estão três parentes do ex-presidente da República: os filhos Carlos Bolsonaro, que concorre à reeleição como vereador no Rio de Janeiro, Jair Renan, que estreia nas urnas disputando uma vaga na Câmara de Balneário Camboriú (SC), e o irmão Renato Bolsonaro, que almeja o cargo de prefeito da cidade de Registro (SP).

Há também candidatos que carregam o nome Lula em seus documentos oficiais, mas não tem nenhuma relação de parentesco e muito menos político com o presidente do Brasil.

José Vilânio Assunção de Melo Lula e José Enilson Assunção de Melo Lula concorrem pelo PL -- justamente o partido do ex-presidente Bolsonaro -- aos cargos de vereador e de vice-prefeito da cidade de Bodó (RN), mas preferem esconder o sobrenome para evitar confusões sobre a visão política deles, e estarão nas urnas apenas como Vilânio e Nelsinho Assunção.

Bolsonaro no PSB e Lula no PL

Por mais polarização e confrontos ideológicos que possa haver na atual política do País, certos dogmas ficam de lado nos pleitos municipais.

Eleitores da cidade de Jatobá (PE), por exemplo, poderão iniciar seu voto para vereador apertando 22 e elegendo um candidato chamado Lula. O fato de existirem vários 'Lulas' nas eleições é o apelido comum dado a quem se chama Luiz.

Do outro lado do espectro político, por assim dizer, Walter Hermes Das Neves Junior escolheu ser chamado de Junior Bolsonaro para concorrer por um partido de centro-esquerda, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao cargo de vereador em Roseiras (SP). O PSB ainda abriga mais uma candidata que faz referência ao ex-presidente. Roseli Bolsonaro, que se chama Roseli Lopes Ferreira, é candidata a vereadora em Iacanga (SP). 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade