Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maia: Senado já tem maioria para adiar eleição, Câmara não

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que os deputados ainda estão divididos sobre o adiamento das eleições municipais de outubro

18 jun 2020 - 16h26
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários
 Rodrigo Maia em cerimônia no Palácio do Planalto
 17/6/2020 REUTERS/Adriano Machado
Rodrigo Maia em cerimônia no Palácio do Planalto 17/6/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira que já há maioria no Senado a favor de uma mudança constitucional para adiar as eleições municipais de outubro, mas ressaltou que o tema ainda não é consenso entre os deputados.

Maia afirmou, em live com sobrinho do ex-deputado federal Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), Eduardo Magalhães, no Instagram, que o Brasil é um país continental, que pode passar por fases diferentes de contaminação da população em cada região.

"Aqui na Câmara a posição está mais dividida. A pressão que alguns prefeitos vêm fazendo tem surtido efeito para o não adiamento. No Senado, parece que tem uma maioria consolidada pelo adiamento", disse o presidente da Câmara.

Maia levantou a possibilidade de candidatos à reeleição poderem se beneficiar da situação da panademia, por terem a máquina pública à mão.

"Hoje eu vejo assim, o Senado tem uma maioria para aprovar. A Câmara ainda está muito dividida e acho que hoje ainda não tem número para isso", disse, acrescentando que a ideia é seguir nas conversas na intenção de se chegar a uma proposta convergente entre as duas Casas.

O Senado iniciou oficialmente os debates sobre o assunto na quarta-feira, em uma sessão temática. Líderes das duas Casas, assim como seus presidentes, vêm conversando com integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre eventual adiamento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade