Cidade de Rayssa Leal deve estrear no 2º turno nas eleições com incógnita sobre participação de moradora ilustre
População de Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão
Em 2024, a cidade de Imperatriz (MA) terá a possibilidade de realizar um segundo turno nas eleições, com 201.099 eleitores aptos a votar, e sete candidatos disputando a prefeitura.
Assim como Rayssa Leal, a jovem skatista medalhista olímpica, sua cidade natal, Imperatriz (MA), está prestes a alcançar um marco histórico em 2024: pela primeira vez, o município poderá realizar um segundo turno nas eleições. Com 201.099 eleitores aptos a votar, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Imperatriz se junta à capital São Luís como as únicas cidades do Maranhão com essa possibilidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O aumento no número de eleitores se deve a uma série de ações, incluindo campanhas de incentivo ao alistamento eleitoral e mutirões para regularização de títulos. Com uma população de 273.110 habitantes, segundo o Censo de 2022, Imperatriz é a segunda cidade mais populosa e um dos principais centros econômicos do Estado, com destaque para o setor de comércio e serviços.
Nas eleições deste ano, sete candidatos disputam a prefeitura: Gabriel Araújo (PCB), Josivaldo JP (PSD), Justino Filho (PMB), Marco Aurélio (FE Brasil), Mariana Carvalho (Republicanos), Nilson Takashi (Novo) e Rildo Amaral (PP). A atual gestão está sob o comando de Assis Ramos (DEM), que cumpre seu segundo mandato.
Procurada pelo Terra, a equipe da moradora ilustre não se pronunciou sobre a possibilidade de participação da Rayssa nas eleições de 2024. No entanto, a população local se encontra engajada.
Para muitos eleitores, a possibilidade de um segundo turno representa uma oportunidade para uma análise mais aprofundada das propostas dos candidatos. A estudante Clara Teles, de 21 anos, destaca a expectativa sobre os nomes que poderão disputar a segunda fase. “As pessoas já estão esperando que vai ter o segundo turno entre dois candidatos que são muito fortes aqui. A gente já tem uma visão do que pode ser e está mais nessa expectativa só de saber qual deles vai ganhar”, comenta em conversa com a reportagem.
Já Ana Maria Nascimento, também estudante de 21 anos, vê o segundo turno como uma chance para reflexão. “Grande parte da população está bem feliz em relação ao segundo turno, porque é uma oportunidade de a gente avaliar mais ainda as propostas. Por exemplo, se eu votei no candidato A, nesse período entre os turnos, posso ver que ele não é isso tudo, e suas propostas não são tão boas. Então é uma oportunidade de votar em alguém que realmente mude a situação da cidade”, afirma.
Entre as principais preocupações dos moradores de Imperatriz estão a infraestrutura e a saúde pública. Segundo Ana Maria, a cidade sofre com ruas esburacadas e uma precariedade no sistema de saúde, com o hospital público local, conhecido como "Socorrão", em condições deploráveis. “O hospital está caindo aos pedaços, sem vagas, macas ou aparelhos adequados para atender o público. É muito precária a situação de quem precisa ficar lá dentro. A cidade está precisando urgentemente de melhorias”, lamenta a estudante.
Com o segundo turno se tornando uma possibilidade real, a expectativa é que os candidatos intensifiquem suas campanhas e ofereçam soluções concretas para os problemas que afligem a população de Imperatriz.