Como já era esperado, o novo governador do Mato Grosso do Sul será decidido apenas no segundo turno, no dia 26 de outubro. Com 100% dos votos apurados, a próxima etapa da eleição já está decidida: Delcídio (PT), que ficou na liderança, com 42,92%, e Reinaldo Azambuja (PSDB), em segundo, com 39,09% dos votos, farão o duelo pelo cargo máximo no Estado.
Nelsinho Trad (PMDB), que tentava chegar ao segundo turno, finalizou apenas com 16,42%. Evander Vendramini (PP), Professor Sidney Melo (PSOL) e Professor Monje (PSTU) não alcançaram 1%, e somam apenas 0,82%, 0,59% e 0,15%, respectivamente.
Confira o resultado do primeiro turno do Mato Grosso do Sul:
Delcídio (PT) - 42,92%
Reinaldo Azambuja (PSDB) - 39,09%
Nelsinho Trad (PMDB) - 16,42%
Evander Vendramini (PP) - 0,82%
Professor Sidney Melo (PSOL) - 0,59%
Professor Monje (PSTU) - 0,15%
Quem é Delcídio do Amaral (PT) ?
O senador tem 59 anos, concorre pela coligação "Mato Grosso do Sul com a Força de Todos", formada por PDT, PSL, PR, PSDC, PV, PROS, PC do B, PTB, PTC, PPL, PRP, além do PT. Eleito senador em 2002 e reeleito em 2010, Delcídio é formado em engenharia elétrica e já foi ministro de Minas e Energia, em 1994, além de ter atuado na diretoria de Gás e Energia da Petrobras e na empresa Shell na Holanda. Foi secretário de Infraestrutura e Habitação de Mato Grosso do Sul em 2001. O vice é Londres Machado (PR).
Quem é Reinaldo Azambuja (PSDB) ?
O deputado federal de 51 anos concorre pela coligação "Novo Tempo", que tem o apoio do DEM, PSD, SD, PPS e PMN. Pecuarista, Azambuja foi prefeito de Maracaju, no interior do estado, por duas vezes, em 1996 e 2000. Em 2006, foi eleito deputado estadual e, em 2010, deputado federal. Ficou conhecido em sua gestão como prefeito por completar o asfaltamento da cidade, de 41 mil habitantes, e deixá-la como a 5ª maior do estado em PIB, sete posições à frente do que quando assumiu a prefeitura. A vice é professora Rose (PSDB).
O candidato a governador de São Paulo Alexandre Padilha beija a mulher durante coletiva após o resultado das eleições em hotel na Alameda Santos, em São Paulo
Foto: Alex Falcão / Futura Press
O candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, concede entrevista coletiva ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, após o resultado das eleições em um hotel na Alameda Santos em São Paulo
Foto: Alex Falcão / Futura Press
O candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg, concede entrevista coletiva na quadra 4 do Setor Comercial Sul, zona central de Brasília, DF, neste domingo (5)
Foto: Charles Sholl / Futura Press
O candidato ao governo do Estado pela Coligação São Paulo Quer o Melhor (PMDB-PROS-PSD-PP-PDT), Paulo Skaf, fala durante coletiva de agradecimento após o encerramento da apuração dos voto
Foto: Ayrton Vignola/Skaf Oficial / Divulgação
O governador reeleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), concede entrevista coletiva em Curitiba, PR, na noite deste domingo (05)
Foto: Joka Madruga / Futura Press
O governador reeleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), concede entrevista coletiva em Curitiba, PR, na noite deste domingo (05)
Foto: Joka Madruga / Futura Press
Rui Costa é eleito o governador da Bahia com 54,18% dos votos
Foto: Rui Costa/ GOVBA / Divulgação
Geraldo Alckmin comemora a reeleição ao Governo do Estado de São Paulo
Foto: Paulo Lopes / Futura Press
Governador do Rio Grande do Sul que tenta a reeleição pelo PT, Tarso Genro comemora a ida da disputa ao segundo turno
Foto: Guilherme Santos/UPPRS / Divulgação
Candidato do PMDB ao governo gaúcho, José Ivo Sartori comemora a virada que o colocou no segundo turno
Foto: Twitter do candidato / Reprodução
Marcelo Crivella (PRB) irá participar do segundo turno junto com Fernando Pezão, do PMDB
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Paulo Câmara foi eleito governador de Pernambuco no primeiro turno das eleições 2014