Mesários mudam urna eletrônica de lugar para idoso de 89 anos votar em Porto Alegre
Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) disputaram o segundo turno na capital gaúcha
Porto Alegre movimentou os eleitores ao longo deste domingo, 27, para o segundo turno da disputa pela prefeitura da capital do Rio Grande do Sul. Na Escola Ernesto Dornelles, um idoso de 89 anos contou com a ajuda dos mesários para votar.
- A partir das 17h, o Terra fará a apuração em tempo real do segundo turno das eleições 2024. Fique ligado!
Com a dificuldades de locomoção de Antonio das Chagas Motta para enfrentar a escada da instituição, os profissionais da zona eleitoral levaram a urna eletrônica, mesa e cadeira para a entrada do colégio.
“Parei de dormir e vim me mexer um pouco. Meu pessoal! Pare de ser dorminhoco e venha votar!”, disse o senhor ao portal GZH.
Devido à idade, Motta não é obrigado a votar. No Brasil, o voto é facultativo para jovens de 17 e 17 anos, idosos acima dos 70 e analfabetos.
Ainda em Porto Alegre, um outro idoso, este de 71 anos, manteve uma antiga superstição para ir às urnas. O senhor Olivan Vasconcelos vota sempre com a mesma roupa: "Chego em casa, penduro ela no cabide e só tiro no dia do voto", contou ao g1.
Na capital gaúcha, o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), e a deputada federal Maria do Rosário (PT) disputam o segundo turno pela prefeitura.