Datafolha: Tramonte lidera isolado com 27% das intenções de votos em BH
Cinco candidatos aparecem empatados tecnicamente na segunda colocação
O deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte (MG), como aponta o Datafolha, divulgado na tarde desta quinta-feira, 22.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato aperece na liderança isoldada com 27% das intenções de voto. Âncora do Balanço Geral, da TV Record, por 16 anos, Tramonte tem o apoio do ex-prefeito Alexandre Kalil (Republicanos) e do atual governador, Romeu Zema (NOVO), dois rivais na política mineira.
Cinco concorrentes aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar. O senador Carlos Viana (Podemos) tem 12%, seguido pelo deputado estadual Bruno Engler (PL), pela deputada federal Duda Salabert (PDT) e o atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), todos com 10%. Também empatado, o deputado federal Rogério Correia (PT) aparece com 7% das intenções.
Os vice-líderes são seguidos pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), com 3%, e Wanderson Rocha (PSTU), que marca 1%. Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier (UP) não alcançaram 1% das intenções.
Ao todo, 10% dos entrevistados pretendem votar branco ou nulo. Outros 9% dos entrevistaram afirmaram estar indecisos.
Diferentemente da última pesquisa do instituto, este levantamento não contou com o ex-deputado estadual João Leite (PSDB), que, em julho, havia ficado tecnicamente empatado com Tramonte na liderança. O peessedebista desistiu da candidatura e o partido entrou para a chapa de Neuman.
Na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são citados, o apresentador também lidera com 8% das intenções de voto. Engler (5%), Salabert (4%), Correia (4%), Noman (4%), e Viana e Gabriel (ambos com 1%) também foram citados. Já 1% respondeu que votaria no atual prefeito --sem citar o nome dele.
Tramonte também é considero o candidato mais conhecido entre os eleitores. O ex-apresentador é conhecido por 90% dos entrevistados, sendo que 35% responderam que o conhecem "muito bem", 28% "um pouco" e 26% "só de ouvir falar".
Com 27% de rejeição, Duda Salabert foi apontado como o candidato mais rejeitado, seguido por Bruno Engler (20%), Carlos Viana (20%) e Gabriel (20%). Tramonte, Correia e Noman aparecem com 18% de rejeição.
A pesquisa Datafolha foi realizada presencialmente com 910 pessoas em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de agosto, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-05345/2024.