Pimentel seria eleito no 1º turno em MG, diz Datafolha
Considerando apenas os votos válidos, Pimentel tem 57%, e Pimenta, 34%
O candidato ao governo do Estado de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) ampliou a vantagem diante de Pimenta de Veiga (PSDB), e seria eleito no primeiro turno, diz pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira.
O levantamento, que foi feito em parceria com a TV Globo, mostra que o petista tem 45% das intenções de voto, ante 27% alcançados pelo candidato tucano, seu principal adversário.
Considerando apenas os votos válidos - cálculo que exclui brancos, nulos e indecisos -, Pimentel tem 57%, e Pimenta, 34%. Com isso, Pimentel seria eleito no primeiro turno. Para vencer na primeira data das eleições, o candidato deve ter 50% dos votos válidos, mais um voto, segundo cálculo feito pela Justiça Eleitoral.
Em comparação com a pesquisa anterior, em questão de votos válidos, o petista avançou seis pontos percentuais, quando marcou 51%. Enquanto isso, o tucano caiu dois pontos percentuais (de 36% para 34%).
Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira, os demais candidatos somaram, juntos, oito pontos. Os votos brancos e nulos somam 10% e, os indecisos, 12%.
Na simulação de um eventual segundo turno entre Pimentel e Pimenta, o petista registra 51%, contra 32% do tucano. Na semana passada, o quadro era de 44% a 29%, com vitória de Pimentel.
A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 02 de outubro e 1.474 entrevistas foram realizadas, em 72 municípios do Estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com os números: MG-00173/2014 e BR-00933/2014.