Não existe previsão de adiamento das eleições no RS, afirma Alexandre de Moraes
Presidente do TSE disse que o calendário eleitoral permanece o mesmo para todo o Brasil
Não existe previsão de adiamento das eleições no Rio Grande do Sul, afirmou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, nesta terça-feira, 21, durante sessão plenária. Segundo o ministro, por mais que alguns processos tenham sido adiados, como o prazo de recadastramentos, o calendário eleitoral permanece o mesmo para todo o Brasil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Agora já começa, graças a Deus, a reverter o desastre ecológico. As águas já estão abaixando. Não houve nenhum dano, diríamos, estrutural no Tribunal Regional Eleitoral, ou nos juízos eleitorais, que impeça a realização normal das eleições em outubro no Rio Grande do Sul”, complementou Moraes.
Segundo ele, as urnas que eventualmente sofreram avarias serão contabilizadas. “Nós temos as urnas em depósito, todas condições para garantir, até esse momento, as eleições normais em todos municípios do Estado", explicou.
Situação no RS
Segundo boletim emitido pela Defesa Civil às 18h desta terça-feira, até o momento, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pela tragédia socioambiental, que já atingiu 467 municípios do Estado. No total, há 161 óbitos confirmados, 85 pessoas desaparecidas e 806 feridas. Em abrigos, há cerca de 71,5 mil pessoas. Mais de 581 mil estão desalojadas e mais de 82 mil foram resgatadas.