Para o STF, Bolsonaro reconheceu o resultado final das eleições
Suprema Corte destacou, por meio de nota, "a importância do pronunciamento" do presidente
Em nota oficial, o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou nesta terça-feira, 1º, sobre o primeiro pronunciamento de Jair Bolsonaro (PL). O presidente rompeu o silêncio 44 horas após os resultados da eleição presidencial, que deu a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a vitória e o cargo de próximo presidente da República, a partir do ano que vem.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Corte disse que Bolsonaro "reconhece o resultado final das eleições" e destacou a defesa do direito de ir e vir expressa pelo presidente.
"O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do Presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições".
O STF também expressou apoio à fala do Bolsonaro em condenar os atos contrários ao resultado das urnas através de bloqueios ilegais em estradas e rodovias do País.
O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do Presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições.
— STF (@STF_oficial) November 1, 2022
Ao final do discurso, por volta das 16h40, Bolsonaro se dirigiu ao STF para se encontrar com ministros da Corte. A reunião seria realizada mais cedo, mas a presidente da Corte, Rosa Weber, e os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux decidiram só atender ao convite do presidente, caso ele reconhecesse a derrota.