PRE-PA pede suspensão de TV e rádio de Helder Barbalho
Os dois veículos de comunicação têm como sócio o candidato ao governo do Pará, Helder Barbalho (PMDB), e são acusadas de propaganda irregular
A Procuradoria Regional Eleitoral do Pará (PRE-PA) pediu a suspensão, por 48 horas, da programação das emissoras Rede Brasil Amazônia e Rádio Clube do Pará. No lugar, as emissoras devem veicular, a cada 15 minutos, a informação que foram suspensas por desobediência à lei eleitoral.
O pedido foi apresentado no último sábado ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e será avaliado pelo desembargador Raimundo Holanda Reis.
O candidato ao governo do Estado, Helder Barbalho (PMDB) é sócio dos veículos e a PRE-PA examinou várias horas de programação para constatar que estão sendo utilizados pelo candidato, sistematicamente, para fazer propaganda eleitoral irregular.
“Ele possui os meios de comunicação social, que vem utilizando, como patrimônio próprio e pessoal, e os utiliza em evidente infração às regras do pleito eleitoral”, alega a PRE-PA.
Filho do senador Jáder Barbalho (PMDB-PA), o postulante ao governo paraense é sócio-proprietário de várias empresas de comunicação que, segundo o órgão de regulação eleitoral, foram usadas para enaltecer sua candidatura.
Um dos casos expostos à Justiça foi uma entrevista, no dia da votação do primeiro turno, com o senador Jader Barbalho, pai de Helder, ao radialista Nonato Cavalcante. A entrevista durou quase trinta minutos, algo similar a uma semana inteira do tempo destinado ao horário eleitoral gratuito.