Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

PB: Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho vão ao 2° turno

5 out 2014 - 20h32
(atualizado às 22h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 100% dos votos apurados, está definido que a disputa do segundo turno do governo da Paraíba será entre Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB). Cunha Lima recebeu 47,44% dos votos válidos, ficando à frente do candidato à reeleição, Ricardo Coutinho, que ficou no primeiro turno com 46,05%. O candidato Vital, do PMDB, deixou a corrida pelo governo do Estado com 5,22% dos votos, em terceiro lugar.

Confira o resultado parcial do primeiro turno na Paraíba:

Cássio Cunha Lima (PSDB): 47,44%

Ricardo Coutinho (PSB): 46,05%

Vital (PMDB): 5,22%

Major Fábio (PROS): 0,73%

Tárcio (PSOL): 0,43%

Antônio Radical (PSTU): 0,13%

Brancos:: 4,59%

Nulos: : 8,25%

Cássio Cunha Lima, candidato pelo PSDB ao governo da Paraíba, concorre com seu antigo aliado, Ricardo Coutinho (PSB)
Cássio Cunha Lima, candidato pelo PSDB ao governo da Paraíba, concorre com seu antigo aliado, Ricardo Coutinho (PSB)
Foto: Ascom do candidato / Divulgação
Quem é Cássio Cunha Lima (PSDB) ?

Cássio Rodrigues da Cunha Lima tem 51 anos, é advogado e filho do ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima. Ele começou a carreira política em movimentos estudantis, na adolescência. Em 1987, foi eleito deputado constituinte. Também foi prefeito de Campina Grande por três vezes e governador da Paraíba por duas. Atualmente é Senador da República.

Até o ano passado, o tucano era aliado do atual opositor na disputa pelo governo. Cássio participou do grupo político liderado por Ricardo Coutinho (PSB) nas eleições de 2010, se elegeu senador e, inicialmente, não demonstrava interesse em concorrer ao governo da Paraíba este ano, pelo menos, publicamente.

Alegando atender ao clamor popular e se vendo diante do que chamou de divergências políticas, Cássio decidiu romper com o governador Ricardo Coutinho e disputar a eleição como seu adversário. Os aliados de Coutinho afirmavam que o senador não podia se candidatar porque havia sido cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2006. Ele foi condenado por abuso de poder político e perdeu o direito de se candidatar por oito anos, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o senador poderia entrar na disputa para o governo porque o prazo de oito anos se encerrava no início do primeiro turno do pleito de 2014. Assim, Cunha Lima seguiu na corrida eleitoral, normalmente.

Durante a campanha, o candidato sempre apareceu na frente das pesquisas de intenções de voto e nos debates não poupou críticas ao atual governo.

Quem é Ricardo Coutinho (PSB) ?

Ricardo Coutinho concorre à reeleição na Paraíba pelo PSB
Ricardo Coutinho concorre à reeleição na Paraíba pelo PSB
Foto: Ascom do candidato / Divulgação

Natural de João Pessoa, Ricardo Vieira Coutinho (PSB) tem 53 anos e é filho do casal Coriolano Coutinho e Natércia Vieira. Formou-se em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e começou a carreira política no movimento estudantil, como presidente do Centro Acadêmico do curso.

Ele foi eleito vereador de João Pessoa pelo Partido dos Trabalhadores (PT) por duas vezes, em 1992 e 1996. Para o segundo mandato, obteve 6.917 votos, registrando o maior número de votos até então recebidos por um vereador na capital.

Em 1998, candidatou-se a deputado estadual. Em 2002, ainda pelo PT, foi reeleito. No início do ano de 2004, sofrendo pressões e embates dentro do PT, Coutinho deixou a legenda e disputou a Prefeitura de João Pessoa pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele venceu as eleições com cerca de 65% dos votos.

Em 2008, foi reeleito prefeito da capital paraibana e, em 2010, eleito governador do Estado. Atualmente, ele disputa a reeleição com seu ex-aliado Cássio Cunha Lima (PSDB). É que nas eleições de 2010, Cássio e Ricardo faziam parte do mesmo grupo político.

Durante a campanha deste ano, o socialista se dividiu entre as funções de governador e de candidato e enfrentou algumas dificuldades, já que aparecia em segundo lugar nas pesquisas.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade