Pazuello, ex-ministro da Saúde, é eleito deputado federal no Rio
Pazuello ficou à frente da pasta por quase um ano, mas saiu após receber diversas críticas com relação à pandemia
Ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, o general Eduardo Pazuello (PL) foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, neste domingo, 2. O candidato teve pouco mais de 205 mil votos. Ele foi o segundo mais votado; em primeiro, ficou Daniela Moté de Souza Carneiro (União), com mais de 213,7 mil votos.
O general da reserva saiu da gestão atual para concorrer nas eleições deste ano. Antes disso, ele atuou como assesssor da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), vinculado à Presidência da República, além de ocupar o cargo de ministro da pasta da Saúde por quase um ano.
Pouco antes de assumir o cargo, Pazuello havia sido nomeado como secretário-executivo do ministério, sendo o segundo na hierarquia da pasta. Ele assumiu o cargo em maio de 2020, no auge da pandemia, após as saídas de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, médicos que deixaram o cargo por divergências com Bolsonaro quanto ao enfrentamento da covid-19.
Pazuello deixou a pasta em março de 2021, após sofrer diversas críticas por compactuar com tratamentos ineficazes contra a covid-19, como a hidroxicloroquina.
Pazuello tem 59 anos e fez carreira na área de logística do Exército. O candidato também foi secretário de Fazenda de Roraima, entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019.
Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022