Raquel Lyra (PSDB) vira sobre Marília Arraes (Solidariedade) e é a nova governadora de Pernambuco
Segunda na votação do primeiro turno, tucana disparou nas pesquisas de intenções de voto ao longo da campanha pelo segundo turno
Candidata do PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra venceu Marília Arraes (Solidariedade) no segundo turno da disputa e é a nova governadora do estado.
O embate entre Raquel Lyra e Marília Arraes foi o único confronto composto por mulheres no segundo turno ao Executivo estadual nas eleições de 2022. O resultado não surpreende, visto que Raquel passou a liderar as intenções de voto na reta final da campanha, mas representa uma virada em relação ao primeiro turno.
Na votação de 2 de outubro, Marília assegurou sua vaga no segundo turno com 23,97% dos votos (1.175.651 em números absolutos). A candidata tucana, agora eleita, recebeu 20.58% dos votos (1.009.556).
Campanha em Pernambuco
A campanha de segundo turno foi disputada entre as duas candidatas. Com pouca oscilação nas pesquisas, Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) focaram em temas como o abastecimento de água no Estado, programas sociais e combate à violência.
Ainda em luto pelo marido Fernando Lucena, de 44 anos, que morreu no dia 2 de outubro vítima de um infarto, Raquel Lyra seguiu com a campanha e passou a liderar as pesquisas de intenções de voto no segundo turno. No primeiro levantamento do Ipec, por exemplo, de 11 de outubro, ela tinha 54% dos votos válidos (que não considera brancos e nulos); Marília tinha 46%.
As pesquisas posteriores mostraram estabilidade entre as duas candidatas, bem como no percentual de eleitores indecisos, que permaneceu em 3%. Por outro lado, caiu o número de eleitores que afirmam votar em branco ou nulo – de 4% para 3%.
Sobre Raquel Lyra
Raquel Lyra é de família tradicional na política pernambucana. Seu pai, João Lyra Neto, e seu avô, João Lyra Filho, foram prefeitos de Caruaru (PE). Já seu tio, Fernando Lyra, foi ministro da Justiça durante a gestão de José Sarney. Hoje aos 43 anos, Raquel Lyra é pós-graduada em Direito e mãe de dois filhos.
Em 2 de outubro, dia da votação do primeiro turno das Eleições, Raquel perdeu o marido, Fernando Lucena, de 44 anos, vítima de um infarto. Apesar do luto, Lyra deu continuidade à campanha.
A carreira política de Raquel Lyra começou em 2010, quando foi eleita deputada estadual de Pernambuco e reeleita em 2014. Como deputada, chegou a presidir a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Em 2016, assim como seu pai e avô, foi eleita prefeita de Caruaru. Primeira prefeita mulher do município, foi reeleita em 2020 e abriu mão do cargo para concorrer ao Executivo estadual nas Eleições federais de 2022.
Antes da carreira política, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal em 2002, onde ficou até 2005. Também atuou como chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos.