Pesquisa Quaest no Rio: Paes lidera com 61% dos votos válidos, Ramagem tem 29%
Pesquisa foi realizada com 2.004 eleitores entre os dias 4 e 5 de outubro no Rio de Janeiro, com margem de erro de 2 pontos percentuais
Uma pesquisa divulgada pela Quaest neste sábado, 5, mostra que o candidato à reeleição Eduardo Paes (PSD) segue liderando a corrida eleitoral para a Prefeitura do Rio de Janeiro com 61% dos votos válidos, enquanto Alexandre Ramagem (PL) aparece com 29%.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
No levantamento, Tarcísio Motta (PSOL) registrou 6%, e Marcelo Queiroz (PP) aparece com 2%, mesma porcentagem de Rodrigo Amorim (União Brasil). Os demais candidatos não pontuaram.
Os votos válidos são aqueles que são considerados para o cálculo final das eleições, ou seja, apenas os votos destinados diretamente aos candidatos, excluindo os votos em branco e nulos. De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para vencer no primeiro turno, um candidato precisa obter mais de 50% dos votos válidos mais um voto.
A Quaest, ao calcular os votos válidos, leva em conta as intenções de voto captadas na pesquisa, o histórico de comparecimento eleitoral na cidade e o nível de engajamento dos eleitores de cada candidato. Esse método, conhecido como "likely voter", analisa a probabilidade de os eleitores realmente comparecerem às urnas no dia da votação.
Na avaliação sobre a decisão do voto, quando os entrevistados são questionados se a decisão mencionada no cenário estimulado é definitiva ou se ainda pode sofrer alteração, 79% dos eleitores afirmam que já decidiram seu voto, enquanto 20% ainda estão abertos a mudar.
Entre os apoiadores de Paes, 82% indicam que a escolha é final, enquanto 18% consideram que podem revisar sua decisão. Já entre os eleitores de Ramagem, 86% dizem que a escolha é definitiva, enquanto 14% acreditam que ainda podem mudar de opinião.
A pesquisa foi realizada com 2.004 eleitores entre os dias 4 e 5 de outubro no Rio de Janeiro, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RJ-02193/2024 e tem um nível de confiança de 95%.