Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Porto Alegre debate soluções para melhorar a qualidade da água consumida na capital

Cosmam discute monitoramento e impacto do saneamento básico

25 mar 2025 - 15h45
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta terça-feira (25), uma reunião para discutir a qualidade da água consumida na capital. O debate foi proposto pelo vereador Gilvani o Gringo (Republicanos) e contou com a presença de especialistas e representantes do Dmae, abordando desde a captação nos mananciais até o monitoramento nas torneiras.

Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik / Porto Alegre 24 horas

Durante o encontro, o vereador Gilvani destacou a necessidade de maior fiscalização e cobrou ações mais firmes em relação ao rio Guaíba, descrito por ele como "podre". Ele pediu maior atenção das autoridades para melhorar a saúde da população e evitar prejuízos futuros.

A diretora do Dmae, Joice Becker, explicou que a qualidade da água varia conforme as condições climáticas, mas garantiu que não há riscos para a saúde pública. Vanessa Venturi, gerente de tratamento de águas do Dmae, detalhou o rigoroso sistema de monitoramento, com 357 pontos de coleta distribuídos pela cidade.

O diretor-presidente do Dmae, Bruno Vanuzzi, chamou atenção para o impacto da drenagem na qualidade da água e apontou a poluição dos rios Jacuí e Gravataí como um grande desafio. O professor Salatiel Wohlmuth da Silva, do IPH/UFRGS, ressaltou que investimentos em saneamento básico e tratamento de esgoto são fundamentais para garantir água mais limpa.

Com a informação CMPA.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade