Prefeito baiano denuncia blitz inédita da PRF em dia de eleição
Tiago Dias (PCdoB) denunciou o ato em Jacobina e conseguiu fazer com que a ação fosse encerrada
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) instaurou uma blitz na BR-324 em Jacobina, cidade baiana, na manhã deste domingo, 30, no segundo turno das eleições. O prefeito do município, Tiago Dias (PCdoB), denunciou o ato e conseguiu fazer com que a ação fosse encerrada.
“Amanhã, se quiserem botar 50 viaturas aqui, eu sou a favor. Mas hoje, não. Não tem sentido. Pela primeira vez na história tem blitz no dia da eleição. Eu nunca vi isso na minha vida”, ressaltou o prefeito.
Em vídeo republicado em suas redes sociais, Tiago Dias explica que soube por volta das 8h20 que a PRF estava fazendo a blitz na região. Ele explica que conversou com os agentes e que eles disseram estar recebendo ordens da Superintendência de Brasília.
“Falei pra eles que no nosso município a gente não aceita esse tipo de situação. Hoje é o dia de fortalecer a democracia”, ressaltou Dias.
Em anúncio feito por volta das 14h, o prefeito afirmou que a ação foi encerrada e que nenhum veículo foi apreendido, com a população podendo se locomover para votar sem ser interrompida.
TSE determinou fim de operações
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que fossem interrompidas todas as operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo, mesmo aquelas relacionadas apenas a questões de trânsito.
Além disso, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, afirmou que todos os casos registrados de atuações policiais que poderiam estar dificultando o transporte de eleitores, serão investigados.