Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quaest em BH: Fuad Noman tem 52% dos votos válidos e, Bruno Engler, 48%, no segundo turno

Nas intenções de voto na capital mineira, Fuad aparece com 46% contra 41% de Engler; 10% declararam voto branco ou nulo

26 out 2024 - 19h05
(atualizado às 20h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Fuad e Engler: candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte
Fuad e Engler: candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada neste sábado, 26, aponta que Fuad Noman (PSD) tem 52% dos votos válidos para o segundo turno da eleição para prefeito de Belo Horizonte. Já Bruno Engler (PL) aparece com 48% das preferências eleitorais.

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Votos válidos é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para definir a eleição. Porém, a metodologia da Quaest para o levantamento é diferente e leva em consideração as intenções de votos, padrão e perfil de comparecimento do eleitorado, além de considerar o nível de engajamento da população com cada candidato.

A Justiça Eleitoral e outros institutos de pesquisa, como o Datafolha, definem votos válidos apenas excluindo os votos brancos, nulos e eleitores indecisos. 

Pesquisa estimulada

No levantamento estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados e contabilizam os votos brancos, nulos e indecisos. 

  • Fuad Noman (PSD): 46% (eram 46% na pesquisa anterior);
  • Bruno Engler (PL): 41% (eram 40%);
  • Brancos/nulo/não vai votar: 10% (eram 9%);
  • Indecisos: 3% (eram 5%).

O levantamento, encomendado pela TV Globo, foi feito presencialmente com 1.602 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 26 de outubro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG-03892/2024. A margem de erro é de dois pontos percentuais, tanto para cima quanto para baixo.

A troca de ataques entre Noman e Engler fez com que a Justiça Eleitoral estendesse a campanha eleitoral até este sábado em Belo Horizonte. Ambos tiveram direitos de resposta concendidos e, como não houve tempo hábil para veiculação das pelas, elas serão exibidas, excepcionalmente, na véspera do pleito.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade