Quaest: Pimentel tem 55% dos votos válidos, contra 45% de Graeml no 2º turno em Curitiba
Atual vice-prefeito e jornalista disputam o segundo turno na capital paranaense
Eduardo Pimentel (PSD) lidera os votos válidos na disputa pela Prefeitura de Curitiba, segundo pesquisa Quaest divulgada neste sábado, 26, um dia antes do segundo turno. O atual vice-prefeito tem 55% da preferência dos eleitores curitibanos, contra 45% da jornalista Cristina Graeml (PMB).
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-00452/2024 ouviu 1.002 eleitores curitibanos de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 26 de outubro.
O critério de votos válidos é utilizado pela Justiça Eleitoral para definir a eleição. Porém, a metodologia da Quaest para o levantamento é diferente e leva em consideração as intenções de votos, padrão e perfil de comparecimento do eleitorado, além de considerar o nível de engajamento da população com cada candidato. A Justiça Eleitoral e outros institutos de pesquisa, como o Datafolha, definem votos válidos apenas excluindo os votos brancos e os nulos.
Além dos votos válidos, a Quaest mostrou a intenção de votos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. O método também contabiliza brancos/nulos, quem não vai votar e indecisos.
- Eduardo Pimentel (PSD): 50%
- Cristina Graeml (PMB): 38%
- Indecisos: 1%
- Branco/nulo/não irão votar: 11%
Primeiro turno
O inesperado marcou a disputa do primeiro turno em Curitiba. Eduardo Pimentel foi o mais votado com 33,51% (313.347) dos votos. O atual vice-prefeito foi seguido de perto por Cristina Graeml, que somou 31,17% (291.523).
O resultado foi surpreendente, já que as pesquisas realizadas durante a campanha indicavam Graeml na quarta colocação, atrás também de Ney Leprevost (União) e Luciano Ducci (PSB).