Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem está na frente nas pesquisas em São Paulo? Veja os números na véspera do segundo turno

Os quatro principais institutos de pesquisa — Datafolha, Quaest, AtlasIntel e Paraná — colocam Ricardo Nunes (MDB) na liderança da disputa pela Prefeitura da capital paulista

26 out 2024 - 21h50
(atualizado em 27/10/2024 às 00h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo neste domingo, 27
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo neste domingo, 27
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Na véspera do segundo turno, as pesquisas de intenção voto dos quatro principais institutos do País apontam o mesmo cenário: o prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera a corrida pela Prefeitura de São Paulo. A única variação entre os levantamentos é a distância que o separa de Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal que busca, pela segunda vez, o comando da capital paulista.

Embora as pesquisas sejam úteis para diagnosticar a conjuntura política e até mesmo orientar as campanhas em suas estratégias, elas não devem ser vistas como uma tentativa de prever o resultado final das urnas, pois o contexto político é dinâmico e o voto dos eleitores é influenciado por fatores que as pesquisas muitas vezes não conseguem captar, especialmente aqueles que surgem nos momentos finais do pleito. A única pesquisa que tem o objetivo de alcançar o resultado das urnas é a de boca de urna, que não será feita este ano por conta do alto custo desse tipo de levantamento e pela curta validade dos dados.

Datafolha

O Datafolha traz Nunes com 57% dos votos válidos e Boulos com 43%. Os votos válidos são aqueles que realmente determinam o resultado de uma eleição, pois excluem os votos brancos e nulos.

O levantamento, que foi a campo entre sexta-feira, 25, e este sábado, 26, mostra um cenário estável, visto que na pesquisa de quinta-feira, 24, o emedebista tinha 58% contra 42% de Boulos. Ou seja, ambos oscilaram dentro da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A pesquisa capta, em partes, o efeito do último debate entre os dois candidatos e da sabatina de Boulos ao ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que terminou o primeiro turno em terceiro lugar.

Quaest

Se na última pesquisa do Datafolha a distância entre Nunes e Boulos é de 14 pontos porcentuais, no levantamento da Quaest, ela é menor: 10 p.p. separam o candidato do MDB do postulante do PSOL. Assim como o Datafolha, o prefeito está na frente na Quaest: Nunes marca 55% dos votos válidos contra 45% do líder sem-teto. O levantamento ouviu 2.004 eleitores na sexta-feira, 25, e no sábado, 26.

A Quaest não calculou os votos válidos na pesquisa anterior, mas os votos totais, que consideram os brancos e nulos, mostram uma variação também dentro da margem de erro. Em votos totais, Nunes registrou na véspera da eleição 45% das intenções de voto e Boulos, 34%. No levantamento divulgado na quarta-feira, 23, o prefeito tinha 44%, enquanto o deputado federal marcava 35%.

AtlasIntel

Já na pesquisa AtlasIntel, Nunes tem 55,6% dos votos válidos e Guilherme Boulos, 44,4%. Comparado com a última pesquisa da AtlasIntel, divulgada na segunda-feira, 21, Nunes oscilou 0,9 ponto porcentual para baixo e Boulos variou positivamente 1,1 ponto porcentual.

A AtlasIntel ouviu 2.200 eleitores paulistanos entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08206/2024.

Paraná

O instituto Paraná Pesquisas divulgou sua pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo na sexta-feira, antevéspera do segundo turno. Nela, Nunes tem 55,7% dos votos válidos, enquanto Boulos soma 44,3% — diferença de aproximadamente 11 p.p.. Como a pesquisa foi a campo nos dias 21 e 25 de outubro, ela não captou o último debate entre os dois postulantes ao comando da capital paulista.

 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade