Quem está na frente? Veja o que indicam as pesquisas para as disputas estaduais
Eleitores de 12 estados irão às urnas neste domingo, 30, para eleger governadores
Eleitores de 12 Estados voltam às urnas neste domingo, 30, para eleger seus governadores no segundo turno. As últimas pesquisas eleitorais divulgadas mostram quais as tendências nas disputas em Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Além das disputas estaduais, os brasileiros também escolherão o próximo Presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados, segundo o Datafolha. Já o Ipec aponta o petista com 54% dos votos válidos contra 46% do candidato à reeleição.
*Nestas projeções são desconsiderados votos brancos, nulos e indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
São Paulo (SP)
Em São Paulo, a disputa está entre o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).
Na última pesquisa Datafolha (SP-03973/2022), deste sábado, 29, o candidato do Republicanos aparece com 53% dos votos válidos, enquanto o petista tem 47%. O levantamento mostra uma oscilação de dois pontos para cima do petista em relação aos dados divulgados em de 19 de outubro, enquanto o ex-ministro surge com dois pontos a menos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Já no Ipec (SP-03129/2022), também deste sábado, o candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL) aparece com 52% dos votos válidos contra 48% do rival petista, em empate técnico dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.
Rio Grande do Sul (RS)
Os eleitores do Rio Grande do Sul deverão escolher entre o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL) e o ex-governador Eduardo Leite (PSDB).
Na última pesquisa Ipec (RS-00453/2022), divulgada na sexta-feira, 28, Eduardo Leite segue na liderança com 56% dos votos válidos. Onyx surge com 44%. O levantamento mostra um tímido crescimento de Leite, que surgia com 55% dos votos na pesquisa anterior, de 21 de outubro. Onyx tinha 45% na ocasião. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Alagoas (AL)
Em Alagoas, os candidatos Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) disputam a preferência dos eleitores.
Na pesquisa do Ipec (AL-00388/2022), o candidato à reeleição Paulo Dantas tem 52% dos votos válidos, enquanto Rodrigo Cunha tem 48%. Com a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
O último resultado mostra uma aproximação entre ambos os candidatos que, na pesquisa anterior do mesmo instuto, divulgada em 20 de outubo, tinham 49% e 40%, respectivamente.
Amazonas (AM)
No Amazonas, os candidatos Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB) disputam a preferência do eleitorado neste segundo turno.
Conforme a última pesquisa Ipec (BR-08161/2022), divulgada em 19 de outubro, quem está à frente é Wilson, com 56% dos votos válidos contra 44% de Braga. Nesta pesquisa, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Bahia (BA)
Na Bahia, quem disputa a preferência dos eleitores são os candidatos Jerônimo (PT) e ACM Neto (União Brasil).
A última pesquisa Ipec (BA-02006/2022), divulgada neste sábado, indica o petista com 51% dos votos válidos, seguido de ACM Neto com 49%. Os candidatos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.
Na primeira pesquisa do segundo turno, de 21 de outubro, Jerônimo apresentava 52% dos votos válidos contra 48% de Neto.
Espírito Santo (ES)
Os candidatos Renato Casagrande (PSB) e Manato (PL) disputam os eleitores do Espírito Santo.
Na pesquisa mais recente do Ipec (ES-02718/2022), Casagrande lidera o pleito com 53% dos votos válidos, contra 47% de Manato. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Na pesquisa anterior do mesmo Instituto, de 21 de outubro, eram 55% dos votos válidos de Casagrande, contra 45% de Manato.
Mato Grosso do Sul (MS)
No Mato Grosso do Sul, os candidatos Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB) disputam a preferência dos eleitores.
O Ipec divulgou, neste sábado, sua última pesquisa de intenção de votos para o estado (MS-00102/2022). No levantamento, Riedel surge com 53% dos votos válidos, contra 47% de Contar. Eles estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro que é de três pontos para mais ou para menos.
Paraíba (PB)
A corrida eleitoral para governador na Paraíba conta com a disputa entre os candidatos João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB).
O Ipec mostrou, no levantamento deste sábado (PB-03836/2022), um empate técnico no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Azevêdo lidera com 53%, enquanto Pedro Cunha Lima tem 47%.
O cenário é o mesmo da pesquisa anterior do mesmo Instituto, divulgada em 20 de outubro.
Pernambuco (PE)
Pernambuco conta com duas mulheres disputando o cargo de governadora no segundo turno dessas eleições: Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade).
No levantamento Ipec deste sábado (BR-05928/2022), Lyra surge na frente com 54%, enquanto Arraes conta com 46% dos votos válidos. O cenário é exatamente o mesmo das duas pesquisas anteriores, de 11 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Rondônia (RO)
Em Rondônia, os candidatos Marcos Rogério (PL) e Coronel Marcos Rocha (União Brasil) disputam a preferência dos eleitores para o cargo de governador.
Na pesquisa Ipec divulgada neste sábado (RO-09898/2022), Marcos Rogério surge à frente do adversário pela primeira vez, com 52% dos votos válidos. Marcos Rocha tem 48%.
A situação, porém, ainda é de empate técnico. A margem de erros é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na última pesquisa, de 19 de outubro, ambos os candidatos tinham 50% dos votos válidos.
Santa Catarina (SC)
Os candidatos Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputam a preferência do eleitorado de Santa Catarina.
Jorginho Mello surge à frente com folga, com 67% dos votos válidos segundo o levantamento Ipec deste sábado (SC-01689/2022). Em seguida, Décio Lima aparece com 33%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior, de 18 de outubro, Mello tinha 69% e Lima, 31%.
Sergipe (SE)
Em Sergipe, os eleitores deverão escolher entre os candidatos Rogério Carvalho (PT) e Fábio (PSD).
O Ipec deste sábado (SE-09944/2022) mostra um cenário tecnicamente empatado, com 50% para cada candidato. A margem de erros é de três pontos para mais ou para menos.
Na primeira pesquisa do segundo turno, de 20 de outubro, Carvalho estava à frente com 51%, enquanto Fábio tinha 49%.