Resultado da eleição para presidente sairá a partir das 20h
Motivo do atraso é o fuso horário do Estado do Acre, que com o horário de verão está três horas atrás de Brasília
A apuração dos votos para presidente da República, realizada entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) será divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas a partir das 20h (horário de Brasília) deste domingo. Às 19h03, 76,78% dos votos já haviam sido apurados.
Isto porque é preciso esperar o encerramento da votação no estado do Acre e no extremo oeste do Amazonas para que os dados da apuração sejam liberados.
A votação é encerrada às 17h do horário local em todo o País. Com o horário de verão em vigor, quando for 17h no Estado Acre já serão 20h em Brasília. Normalmente, essas localidades têm um fuso com diferença de duas horas em relação a Brasília – com o horário de verão, essa diferença passa a ser de três horas.
“A tela (da apuração) para presidente da República será aberta apenas às 20h, em respeito aos eleitores do Acre e de alguns municípios do Amazonas”, disse o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, em coletiva na tarde deste domingo.
“Assim será, inclusive, para os ministros da Corte. Não haverá nenhuma possibilidade de que a divulgação seja feita de outra forma”, continuou Toffoli, rejeitando a ideia de que possa haver vazamento do resultado.
Governadores
A apuração dos votos para governador já começou nos Estados onde as urnas já foram fechadas. O primeiro governador eleito deste segundo turno é Rodrigo Rollemberg (PSB), que venceu Jofran Frejat (PR) no Distrito Federal.
Os demais Estados que têm segundo turno nesta eleição são Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas.
Veja o cenário eleitoral nos estados