Bope reforça segurança para as eleições no RJ
Vão ser quase 30 mil policiais nas ruas em todo o Estado, cobrindo 5.430 locais de votação, além de escoltas de urna e segurança para integrantes do TRE-RJ
O Rio de Janeiro vai ter reforço de segurança e transportes para as eleições do próximo domingo. As tropas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar já estão nas ruas a partir da tarde desta sexta-feira, em pontos estratégicos, para tentar evitar que a onda de violência em áreas de favelas se espalhe pela cidade.
A Avenida Brasil, na altura dos Complexos da Maré e Manguinhos, onde traficantes entraram em confronto na tarde de quarta-feira, obrigando o exército a intervir com blindados, é um destes pontos. “As ações vão contribuir para diminuir e controlar algumas situações”, aposta José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Estado.
Vão ser quase 30 mil policiais nas ruas em todo o Estado, cobrindo 5.430 locais de votação, além de escoltas de urna e segurança para integrantes do TRE-RJ. A polícia vai centralizar as detenções em alguns pontos da capital e da região metropolitana e do interior.
Beltrame disse que há uma predisposição para ataques criminosos em períodos eleitorais, onde ninguém pode ser preso a não ser em flagrante. Ele se lembrou de fatos acontecidos em 2007 e 2010. O reforço foi pedido do governador e candidato à reeleição pelo PMDB, Luiz Fernando Pezão. Um de seus rivais, o candidato do PR, Anthony Garotinho, chegou a pedir o envio de tropas federais para a cidade, para garantir a tranquilidade das eleições, mas o TSE negou no início do mês.
Transportes
Para domingo os transportes na região metropolitana vão ser reforçados para facilitar a vida do eleitor. Na capital, a secretaria municipal de transportes já confirmou que a frota nas ruas será a mesma dos dias normais. A CET-Rio vai suspender as áreas de lazer tradicionais como orla de Copacabana, Aterro do Flamengo e praias de Ipanema e Leblon para garantir maior fluidez no trânsito. O metrô vai posicionar ônibus em locais estratégicos, principalmente na estação Maracanã, próxima à Uerj, maior colégio eleitoral do estado (13.657 eleitores) e a Supervia vai reforçar o ramal de Japeri, principalmente na parte da manhã com oferta de mais 4.800 lugares.