Ibope-RJ: Pezão amplia vantagem sobre Garotinho
A mais nova pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira, apontou para a liderança isolada de Luiz Fernando Pezão (PMDB) na corrida pelo governo do Rio de Janeiro. O candidato à reeleição tem 31% das intenções de voto, contra 24% de Anthony Garotinho (PR).
Pezão ampliou sua vantagem sobre o adversário em relação ao último levantamento feito pelo instituto, quando seria o escolhido de 29% dos eleitores, contra 26% do rival.
Marcelo Crivella (PRB) continua sendo o terceiro, com 16% dos entrevistados afirmando que lhe escolheriam. Lindberg Farias (PT) tem 9% das intenções de voto e ocupa o quarto lugar, seguido de Tarcísio Mota (Psol) e Dayse Oliveira (PSTU) com 1%. Ney Nunes (PCB) tem 0%, enquanto 12% da população consultada votaria em branco ou nulo. Indecisos correspondem a 6%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e ouviu 2.002 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Triunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o número 00048/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00897/2014.
Segundo turno
O Ibope projetou três cenários de segundo turno: Pezão x Garotinho, Pezão x Crivella e Garotinho x Crivella. Nos dois primeiros, o candidato do PMDB sairia vitorioso. Já no terceiro, Crivella derrotaria Garotinho.
Rejeição
O candidato do PR é, inclusive, aquele com a maior rejeição: 40%. Depois dele, Lindberg (20%) e Pezão (16%) completam o "pódio" dos menos queridos pelos eleitores.
O atual governador tem aprovação de 30% dos entrevistados, enquanto outros 38% avaliaram seu governo como regular e 21% reprovaram seu mandato.