Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova pesquisa eleitoral pode trazer surpresas para a disputa à prefeitura do Rio? Entenda

Datafolha divulga nesta quinta-feira, 22, levantamento com intenções de voto para candidatos no Rio de Janeiro

22 ago 2024 - 12h15
(atualizado em 23/8/2024 às 17h05)
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - O Datafolha divulga nesta quinta-feira, 22, uma nova pesquisa de intenções de voto para a prefeitura do Rio de Janeiro. O primeiro levantamento após o início da campanha eleitoral servirá como termômetro para as candidaturas para intensificar as estratégias adotadas ou mudar o rumo da campanha até o primeiro turno, em outubro.

As pesquisas mais recentes para as eleições no Rio mostraram um cenário favorável ao candidato do PSD, Eduardo Paes, que tentará a reeleição. Pesquisa AtlasIntel divulgada no dia 8 de agosto, antes do início oficial da campanha, apontou o prefeito na liderança com 45,8% das intenções de voto, 13,5 pontos porcentuais à frente de Alexandre Ramagem (PL), que apareceu com 32,3%.

Ao associar Ramagem à política de segurança pública tocada por Castro no governo do Estado, Paes mina a principal arma do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que é a exploração da ligação com Bolsonaro. O foco do candidato do PSD é desnacionalizar a campanha e evitar uma disputa "Lula x Bolsonaro" em âmbito municipal no berço do bolsonarismo no País.

Eleições anteriores apontaram estabilidade em pesquisas

Nas duas eleições passadas, em 2020 e 2016, os candidatos que chegaram ao início da campanha à frente nas pesquisas de intenção de voto mantiveram o desempenho no primeiro levantamento após a largada da disputa.

Em 2020, Eduardo Paes, então candidato pelo DEM ao terceiro mandato, registrou 19,7%, 25% e 28,6%, respectivamente, nas três últimas pesquisas de intenção de voto na pré-campanha. O principal adversário, Marcelo Crivella (Republicanos), candidato à reeleição, marcava 11,1%, 16%, 15,4%. O primeiro levantamento da campanha, no dia 2 de outubro, divulgado pelo Ibope, mostrou Paes na liderança com 27% e Crivella com 12%, tecnicamente empatado com Martha Rocha (8%) e Benedita (7%).

Já em 2016, a campanha eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto. Os dois principais candidatos, Marcelo Crivella e Marcelo Freixo, então candidato do PSOL, chegaram com 33,3% e 13,8%, respectivamente ao início da disputa. O primeiro levantamento, divulgado pelo Ibope, no dia 21 de agosto, apontou uma estabilidade dos candidatos, com 27% e 12%.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade