TRE-RJ barra 169 candidaturas em sessão desta terça-feira
William da Rocinha, Mota da Coopasa e Camacho estão entre os indeferidos
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou mais 169 candidaturas em sessão desta terça-feira, na qual foram avaliados 375 pedidos de registro para as eleições de 2014. No total, 2.451 pedidos foram julgados até agora.
Segundo o TRE-RJ, fatores como falta de certidões criminais e de filiação partidária, ausência de comprovante de escolaridade, de prova de desincompatibilização de cargo público e de declaração de bens, entre outros motivos, foram determinantes na negativa dos registros.
Nomes como Mota da Coopasa (PSDC) e Camacho (PR) acabaram vetados por conta da Lei da Ficha Limpa, em decorrência de condenações criminais em órgão colegiado. Já o líder comunitário William da Rocinha (PRB) teve sua candidatura a deputado estadual indeferida por falta de quitação eleitoral.
O TRE-RJ afirma ainda que os candidatos barrados podem recorrer ao plenário e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. “O julgamento dos pedidos de candidatura continuará na sessão plenária desta quarta, às 18h”, diz o TRE. A lista dos indeferidos na sessão desta terça-feira está disponível online até as 18h desta quarta.