Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RN: 2° turno será entre Henrique Alves e Robinson Faria

5 out 2014 - 21h31
(atualizado em 6/10/2014 às 00h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 100% dos votos apurados, está definido que a disputa do governo do Rio Grande do Norte vai a segundo turno. Henrique Eduardo Alves (PMDB) recebeu até o momento 47,34% dos votos válidos, ficando à frente Robinson Faria (PSD), que está no primeiro turno com 42,04%. O candidato do PSOL, Professor Robério Paulino, deixou a corrida pelo governo do Estado com 8,74% dos votos, em terceiro lugar.

Confira o resultado parcial do primeiro turno no Rio Grande do Norte:

Henrique Eduardo Alves (PMDB): 47,34%

Robinson Faria (PSD): 42,04%

Professor Robério Paulino (PSOL): 8,74%

Simone Dutra (PSTU): 0,98%

Araken Farias (PSL): 0,90%

Brancos: 7,05%

Nulos: 16,29%

Henrique Eduardo Alves (PMDB)
Henrique Eduardo Alves (PMDB)
Foto: Frankie Marcone / Futura Press
Quem é Henrique Eduardo Lyra Alves (PMDB) ?

O deputado federal Henrique Alves é presidente da Câmara dos Deputados. Presidente estadual do PMDB no Rio Grande do Norte, o parlamentar está no seu décimo primeiro mandato como deputado federal. Antes de presidir a Casa, ele foi líder da bancada do PMDB.

Henrique Alves foi escolhido como nome de consenso na convenção do PMDB. No entanto, a construção da candidatura dele envolveu diversos líderes políticos. Com a vice-prefeita de Natal e ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, Henrique Alves negociou o apoio oferecendo para ela a candidatura ao Senado e, como reflexo direto, já tirava uma concorrente do páreo da disputa ao Executivo, cargo almejado inicialmente por ela. Henrique Alves reuniu no seu palanque 18 partidos e alguns dos principais líderes políticos do Estado, como o ministro da Previdência Garibaldi Filho (seu primo), o senador José Agripino Maia, presidente nacional e estadual do DEM e a própria Wilma de Faria.

Henrique Alves fez sua campanha centrada na proposta de “força para mudar”. O argumento mostrado por ele nos comícios e nos programas eleitorais foi tentar mostrar que pelo fato de ser presidente da Câmara dos Deputados e estar no décimo primeiro mandato tem conhecimento e influência junto ao Governo Federal para “conseguir apoio e recuperar o Estado”.

Henrique Alves é filho do ex-governador e ex-ministro Aluízio Alves, já falecido.

Robinson Faria (PSD)
Robinson Faria (PSD)
Foto: Frankie Marcone / Futura Press
Quem é Robinson Faria (PSD)?

O vice-governador do Estado Robinson Faria, presidente estadual do PSD, tenta pela primeira vez chegar ao cargo de governador do Estado. Há quatro anos ele buscou viabilizar sua candidatura ao Executivo, mas naufragou antes mesmo das convenções, quando foi preterido pela então governadora Wilma de Faria, sua aliada daquele momento, que preferiu o vice-governador Iberê Ferreira ao invés dele.

Robinson Faria foi deputado estadual por seis mandatos e nesse período chegou a presidir a Assembleia Legislativa por oito anos. Em 2010, Faria foi eleito vice-governador na chapa com Rosalba Ciarlini, hoje governadora. No entanto, a aliança dos dois foi rompida seis meses após serem empossados nos cargos. A partir de julho de 2011, Robinson Faria passou a fazer uma crítica dura a governadora Rosalba.

Embora se defina como candidato de oposição, durante esta campanha Robinson evitou críticas mais contundentes ao Governo do Estado. A explicação para isso é o fato de que o cunhado da governadora, o deputado federal Betinho Rosado, presidente estadual do PP, fez aliança com Robinson. Além disso, Rosalba Ciarlini, embora não declarada, mostra-se simpática a candidatura de Robinson e isso ocorre porque ela se tornou rival de Henrique Alves a partir do momento que o Democratas, partido da governador, vetou a candidatura a reeleição, preferindo ficar apoiando a candidatura própria do PMDB ao Governo.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade