Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RN: candidatos encerram campanha com carreatas e caminhada

Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) buscam votos de pelo menos 609 mil eleitores que, no primeiro turno, votaram em branco, nulo ou em um dos outros três candidatos

24 out 2014 - 22h00
Compartilhar
Exibir comentários
Henrique Alves venceu o primeiro turno, com 702,2 mil votos
Henrique Alves venceu o primeiro turno, com 702,2 mil votos
Foto: Ascom do candidato / Divulgação

A dois dias do segundo turno, os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte tiveram agenda cheia nesta sexta-feira, com carreatas e caminhadas em Natal e municípios vizinhos, entre eles Macaíba. Para garantir a eleição, Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) buscam votos de pelo menos 609 mil eleitores que, no primeiro turno, votaram em branco, nulo ou em um dos outros três candidatos.

Henrique Alves venceu o primeiro turno, com 702,2 mil votos (47,3% dos votos válidos), enquanto Robinson Faria conquistou 623,6 mil votos (42%), uma diferença de apenas 78,6 mil votos.

A eleição pode ser decidida por pessoas como a vendedora Edna Maria, de 61 anos. Moradora de Natal, ela votou em branco no primeiro turno. “Ainda estou indecisa. Não sei se voto em branco ou em algum dos candidatos. Espero que o próximo governador mude, porque está muito ruim do jeito que está. Os maiores problemas são a saúde, educação e segurança. Está tendo muita morte”, salientou.

O ambulante Diego Santos, de 26 anos, anulou o voto no primeiro turno e ainda não foi convencido pelos candidatos. “Votei nulo e vou votar nulo no segundo turno. Eles [os candidatos] são iguais aos anteriores. Falam as mesmas coisas, mas não cumprem nada”, disse.

Robinson Faria teve 623,6 mil votos, apenas 78,6 mil votos a menos que Henrique Alves
Robinson Faria teve 623,6 mil votos, apenas 78,6 mil votos a menos que Henrique Alves
Foto: Ascom do candidato / Divulgação

Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte indicam que 391,5 mil eleitores não votaram no primeiro turno. Conforme a legislação eleitoral, eles estão aptos a votar no segundo turno. Um desses eleitores é o motorista pernambucano José Carlito Gomes, de 59 anos. “Já tenho meu candidato. Espero que ele possa melhorar o estado, que vive hoje uma situação muito ruim na edução e na segurança. Está tudo largado”, ressaltou

Apesar das carreatas e caminhadas dos candidatos, há pouca movimentação de eleitores e cabos eleitorais em Natal. Quase não se percebe o clima de disputa eleitoral no centro da capital, município de São Gonçalo do Amarante e bairros do Alecrim e de Ponta Negra.

No domingo (26), 2,3 milhões de eleitores votarão em 6.961 seções eleitorais, distribuídas por 167 municípios. Os dois candidatos são formados em direito e têm longa experiência política.

Potiguar, de 55 anos, Robinson Faria foi deputado estadual por seis mandatos. Elegeu-se vice-governador em 2010, rompendo com a administração oito meses após a posse. Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, carioca, 65 anos, cumpre seu 11º mandato consecutivo como deputado federal.

O eleito substituirá a governadora Rosalba Ciarlini, que ocupa o cargo desde 2010. O Rio Grande do Norte tem 3,4 milhões de habitantes. Como o estado não participa do horário de verão, a eleição começará às 9h, no horário de Brasília (8h no horário local). Os resultados de governadoro começam a ser divulgados às 18h30 de Brasília (17h30 na hora local).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade