Rio Grande do Sul lidera número de municípios com apenas um candidato a prefeito nas eleições de 2024
Estudo revela que 43 municípios gaúchos têm candidatura única para prefeito, refletindo tendência nacional
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que o Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de municípios onde há apenas um candidato a prefeito nas eleições de 2024. Dos 497 municípios gaúchos, 43 possuem uma candidatura única, representando cerca de 9% do total. O estudo, baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que, em todo o Brasil, 214 cidades estão na mesma situação, o que corresponde a 4% dos municípios.
Essa situação permite que o candidato em questão seja eleito com apenas um voto válido. Comparativamente, esse número é o dobro do registrado nas eleições de 2020, quando 107 municípios tiveram um único postulante ao cargo, embora o número total de candidaturas naquele ano tenha sido superior, com 19.379 pessoas concorrendo.
A eleição de 2024 já é considerada a que mais registrou candidaturas únicas neste século, tanto em termos proporcionais quanto absolutos. Além do Rio Grande do Sul, outros estados com números significativos de candidaturas únicas incluem Minas Gerais, com 41 municípios, e São Paulo, com 26.
No entanto, estados como Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo e Roraima não possuem nenhum município com candidatura única nas eleições deste ano, conforme indica o estudo.