O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da prefeitura de Porto Alegre realizou uma operação especial durante a madrugada de sábado para domingo com 146 garis e 23 caminhões, que recolheram placas, cavaletes e santinhos espalhados irregularmente pela capital gaúcha antes da eleição. Até as 9h, um total de 12 toneladas de sujeira foi retirado das vias públicas.
A atuação do DMLU teve início às 22h do sábado para terminar às 6h deste domingo. Ainda assim, a iniciativa não foi suficiente para coibir a sujeira causada pelos santinhos, que continuaram a ser jogados pelas ruas depois da conclusão da operação.
A próxima medida adotada pelo departamento será a fiscalização das 8h às 17h para coibir a atividade de indivíduos que descartam irregularmente material de campanha nas ruas. Agentes do DMLU tentarão fazer valer o Novo Código Municipal de Limpeza Urbana 728/14, multando quem descumprir a regra.
Os candidatos flagrados em santinhos espalhados pela cidade estão sujeitos a uma multa de cerca de R$ 280,00 para cada infração praticada pro ele ou outra pessoa.
O departamento colocará nas ruas, a partir das 17h, 774 garis e 50 caminhões para fazer a limpeza de Porto Alegre.