Datafolha-RS: Tarso passa Ana Amélia, mas perde no 2º turno
Na última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, o petista Tarso Genro ultrapassou numericamente Ana Amélia Lemos (PP) pela primeira vez na campanha pelo governo do Rio Grande do Sul. O candidato à reeleição tem 32% das intenções de voto, contra 28% da adversária. Os dois estão empatados tecnicamente, já que a margem de erro é de três pontos porcentuais.
José Ivo Sartori (PMDB) subiu neste levantamento e também está em empate técnico com Ana Amélia. Ele alcançou 23% da preferência do eleitorado, subindo seis pontos em relação à pesquisa anterior.
Brancos e nulos correspondem a 3% dos entrevistados, mesmo número dos demais candidatos. 11% da população consultada está indecisa.
No iminente segundo turno, o Datafolha projetou três cenários: Tarso x Ana Amélia, Tarso x Sartori e Ana Amélia x Sartori. No primeiro deles, a senadora venceria por 44% a 41%. No segundo e no terceiro, o candidato do PMDB sairia vencedor, por 45% a 40% ou por 41% a 38%.
O Datafolha consultou 1.357 eleitores em 54 cidades gaúchas. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo em conjunto com o grupo RBS e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul com o número 00023/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00933/2014.