Marchezan Júnior e Melo disputam comando de Porto Alegre
Com mais de 95% dos votos apurados, Porto Alegre terá segundo turno nas eleições municipais de 2016. Ele será disputado entre os candidatos Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB). Faltando 4,2% de votos a serem apurados, o candidato tucano registra 29,4% dos votos válidos, enquanto Melo registra 26,1%.
Nelson Marchezan Júnior é filho do político gaúcho Nelson Marchezan, falecido em 2002. O candidato já foi deputado estadual e, atualmente, é deputado federal. Com 44 anos, o porto-alegrense é advogado formado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Marchezan chegou a ser eleito em sua primeira eleição, para deputado federal, em 2002, mas não pôde exercer o cargo devido a uma decisão da Justiça Eleitoral. No ano seguinte, assumiu uma diretoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) onde permaneceu até 2006, quando foi eleito deputado estadual. Em 2010, foi eleito deputado federal, cargo para o qual foi reeleito em 2014.
O PSDB de Marchezan tem o apoio de outros três partidos na coligação "Porto Alegre pra Frente". O candidato a vice é o pepista Gustavo Paim.
Sebastião Melo
Sebastião Melo é o candidato da situação à prefeitura de Porto Alegre. Atual vice do prefeito José Fortunati (PDT), Melo foi vereador da capital gaúcha por três mandatos consecutivos, entre 2001 e 2012.
O peemedebista de 58 anos nasceu e cresceu no interior de Piracanjuba, no sul de Goiás. Mudou-se para o Rio Grande do Sul no final da década de 1970 após ouvir relatos de gaúchos que haviam migrado para o Centro-Oeste. Formou-se em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) no fim dos anos 1980 e passou a exercer a advocacia. O candidato também participou de pleitos da OAB durante a redemocratização do País.
O PMDB de Melo tem o apoio de outros 13 partidos na coligação "Abraçando Porto Alegre". A candidata a vice é a pedetista Juliana Brizola.
*Colaborou Marcelo Isaia