Raimundo Colombo é reeleito governador em SC
Em segundo lugar ficou Paulo Bauer (PSDB), que obteve 29,94%
Com 100% dos votos apurados, está matematicamente definido que a disputa para o governo de Santa Catarina não terá segundo turno. O atual governador João Raimundo Colombo (PSD) conseguiu a reeleição com 51,36% dos votos válidos, ficando à frente de Paulo Bauer (PSDB), que termina o primeiro turno com 29,90%.
O candidato do PT, Cláudio Vignatti, deixou a corrida pelo governo do Estado com 15,56% dos votos, em terceiro lugar. Confira o resultado final:
Raimundo Colombo (PSD) - 51,36%
Paulo Bauer (PSDB) - 29,90%
Cláudio Vignatti (PT) - 15,56%
Afrânio Boppré (Psol) - 1,80%
Janaína Deitos (PPL) - 0,80%
Elpídio Neves (PRP) - 0,25%
Gilmar Salgado (PSTU) - 0,22%
Marlene Soccas (PCB) - 0,11%
Brancos - 7,63%
Nulos - 7,77%
Quem é Raimundo Colombo (PSD)
João Raimundo Colombo nasceu no município de Lages, na região serrana de Florianópolis. Aos 55 anos, já conta com quase três décadas de atuação na vida pública, tendo começado a carreira ao ser nomeado secretário de Estado do Desenvolvimento Social aos 28 anos de idade, durante a gestão do então governador Jorge Bornhausen (ARENA, 1979-1982). Foi ainda diretor da extinta Telesc, a companha telefônica do Estado. Eleito pelo PFL como deputado estadual em 1987, deixou o mandato para assumir pela primeira vez a prefeitura de Lages.
Retornaria ao cargo de prefeito de sua cidade natal em mais duas oportunidades, eleito em 2000 e reeleito com aprovação recorde de 70% dos votos quatro anos depois. Renunciou ao cargo em 2006 e foi eleito para o Senado Federal, já pelo DEM, em uma chapa apoiada pelo principal aliado local, o PMDB. Colombo ainda traz no currículo o fato de ter exercido a presidência das duas maiores empresas públicas catarinenses, a Celesc e a Casan.
Assumiu o governo em 2011 e se tornou no candidato catarinense mais bem votado da história. Ainda no primeiro turno, Colombo venceu Ideli Salvatti (PT) e Angela Amin (PP), que havia liderado durante boa parte da campanha.
Assim que assumiu o governo enfrentou uma das maiores enchentes já registradas no Estado. No total, 900 mil pessoas ficaram desalojadas e 83 cidades decretaram estado de emergência. As enchentes praticamente destruiram o município de Rio do Sul. O então prefeito da cidade, Milton Hobus (PSD), acabou sendo alçado ao cargo de secretário da Defesa Civil. Ultimamente vem enfrentando problemas na área de segurança pública devido à onda de ataques registrada no Estado.