Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Boulos é recepcionado por multidão durante votação em São Paulo

"É a primeira vez que São Paulo tem a chance de ter um prefeito que mora na periferia", disse o canditato após votação no CEU Campo Limpo

6 out 2024 - 14h30
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Apoiadores aglomerados na entrada do CEU Campo Limpo
Apoiadores aglomerados na entrada do CEU Campo Limpo
Foto: Maria Luiza Valeriano/Terra

Candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos navegou entre dois mundos no dia das eleições, neste domingo, 6. No CEU Campo Limpo, onde vota, a efervescência tomava conta, aos gritos de "Já ganhou!", em meio a um mar de sorrisos. Em contrapartida, no Colégio Madre Alix, onde acompanhou a vice, Marta Suplicy (PT), a calma era palpável, quase como em um mosteiro.

Boulos chegou ao local, ao lado da sua casa, por volta das 9h. Acompanhado de sua vice e da família, destacou a importância de sua candidatura.

"Vim aqui votar no CEU Campo Limpo, do lado da minha casa. Isso é muito simbólico. É a primeira vez que São Paulo tem a chance de ter um prefeito que mora na periferia", afirmou o candidato, que também estava acompanhado das ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Dezenas de eleitores o receberam, com adesivos colados em boa parte deles. À medida que se aproximava da urna, Boulos parecia ser levado por um mar de gente, com os apoiadores cercando-o em uma onda de assobios e aplausos. 

Um eleitor relatou que havia saído de Pirituba para acompanhá-lo.

"Eu gosto. É um prazer enorme vir acompanhar o candidato", disse o homem, que voltaria para o seu bairro à tarde para votar em Boulos.

Apesar do tumulto, seguranças afirmaram que nenhuma discussão ocorreu pela manhã. Ao lado de fora, a calçada da escola estava quase limpa, sem santinhos. Já a calçada do outro lado da rua estava tomada por papel. O trânsito no local permaneceu travado por toda a manhã. 

Calçada estava com santinhos de candidatos a vereador
Calçada estava com santinhos de candidatos a vereador
Foto: Maria Luiza Valeriano/Terra

Jessé Santos, um vendedor que há oito anos trabalha nas proximidades, comentou sobre a movimentação: "Achei bacana. Tem muito movimento, mas sem barulho, sem resenha, sem briga, sem nada".

Do outro lado da cidade, a calma

Do outro lado da cidade, a candidata a vice de Boulos, Marta Suplicy votou no Colégio Madre Alix, em Pinheiros, onde a calma e a organização predominavam. O local, decorado com elementos religiosos e cercado por áreas verdes, apresentava uma atmosfera tranquila.

Colégio teve segurança reforçada, mas policiais militares afirmaram acreditar não ser necessário
Colégio teve segurança reforçada, mas policiais militares afirmaram acreditar não ser necessário
Foto: Maria Luiza Valeriano/Terra

"Estou muito confiante no povo de São Paulo, que quer o melhor para a cidade. Vamos ter uma administração muito para frente e muito olhando para os mais vulneráveis também", disse a ex-prefeita. Questionada se teria orientado Boulos, respondeu com leveza: "Não precisei, ele sabe mais que eu".

Na sequência, Boulos seguiu para o Colégio Objetivo, na Avenida Paulista, onde acompanhou sua avó de 100 anos para votar.

"Estou muito feliz, é a eleição do meu neto e eu vim com tudo. Eu não posso andar, mas vim de cadeira de rodas para votar nele", comentou a matriarca. "Se eu ficar em casa, fico aflita", completou. Boulos ressaltou: "Quando minha avó, que fez 100 anos de idade há três meses, me ligou dizendo que queria votar hoje, isso pra mim foi uma emoção muito grande".

O candidato seguiu para um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o acompanhou em carreata na Avenida Paulista neste sábado, 5.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade