Datafolha: PSDB lidera corrida ao Senado e governo de SP
Pesquisa mostra eleição de José Serra como senador e reeleição do governador Geraldo Alckmin em primeiro turno
Pesquisa Datafolha realizada pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo e divulgada nesta quinta-feira aponta o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 54% das intenções de voto na corrida eleitoral deste ano. Com o percentual, ele venceria a disputa pela reeleição no primeiro turno.
O segundo colocado na pesquisa, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PMDB), aparece com 16% das intenções de voto. O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) aparece com 4%. Esta é a primeira pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas.
Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS), Raimundo Sena (PCO) e Wagner Farias (PCB) tiveram 1%. Gilberto Maringoni (Psol) e Walter Ciglioni (PRTB) não pontuaram. Brancos e nulos fizeram 13% e 10% disseram não saber.
Rejeição
O Datafolha também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é do petista Alexandre Padilha, que tem 26%. Na sequência aparecem Skaf (20%), Alckmin (19%), Benko (15%), Maringoni (15%), Sena (15%), Natalini (14%), Farias (14%) e Ciglioni (12%).
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Alckmin. Segundo o Datafolha, 46% disseram que ele é "ótimo ou bom". Outros 37% afirmaram que ele é regular. Os que dizem que ele é “ruim ou péssimo” somam 14%.
Senado
O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) lidera a corrida pelo Senado, com 34% das intenções de voto, seguido do petista Eduardo Suplicy, candidato à reeleição, com 29%. O ex-prefeito da capital paulista Gilberto Kassab (PSD) tem 7%. Eleitores sem candidato somam 22%, entre os que pretendem votar nulo ou em branco e os que não sabem em quem votar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 de julho. Foram entrevistados 1.978 eleitores em 55 municípios do Estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.