Datafolha SP: Boulos (29%), Nunes (26%) e Marçal (26%) seguem em empate técnico considerando votos válidos
Essa é a última pesquisa do instituto divulgada antes do 1º turno das eleições municipais, que acontece neste domingo, 6
Considerando os votos válidos, Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) seguem em empate técnico triplo segundo pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado, 5, há um dia do 1º turno das eleições municipais. Os candidatos disputam a cadeira da Prefeitura de São Paulo.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
No levantamento, Boulos aparece com 29% das intenções de votos válidos (que não consideram votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos), seguido de Nunes e Marçal, com 26% cada.
Na sequência estão Tabata Amaral (PSB), com 11%, Datena (PSDB), com 4%, e Marina Helena (Novo) com 2%. Os demais candidatos não pontuaram.
Nesse caso, em que estão sendo considerados os votos válidos, estão excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse é o procedimento que a Justiça Eleitoral também usa para divulgar o resultado oficial da eleição. Para que a corrida eleitoral se encerre no primeiro turno, é preciso que um candidato obtenha 50% dos votos válidos mais um voto.
Essa pesquisa do Datafolha foi realizada presencialmente com 2.052 pessoas em São Paulo, nos dias 4 e 5 de outubro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-05101/2024. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Votos totais
Já ao se considerarem os votos totais -- quando as intenções de votos brancos, nulos e indecisos são incluídos, o cenário tem Boulos no topo, com Nunes e Marçal colados no psolista.
Boulos aparece com 27% (no último levantamento, no dia 3 de outubro, eram 26%). Já Nunes e Marçal se mantêm com 24% cada.
Tabata aparece com 10%, Datena com 4% e Marina Helena com 2%. Nesse cenário, os demais candidatos também não pontuaram.
Votos brancos e nulos somaram 5% e indecisos foram 3%.
Pesquisa espontânea
Quando os eleitores são perguntados em quem irão votar, sem os nomes dos candidatos serem apresentados, o cenário da eleição municipal pela Prefeitura de SP se deu da seguinte forma:
Boulos com 24%, Nunes com 19%, Marçal com 18%, Datena com 7%, Tabata Amaral e Marina Helena com 1% cada. Nesse caso, 5% apontaram votar em branco ou nulo e 19% não sabem ou se recusaram a responder.
Cenários de segundo turno
Ricardo Nunes ganha de Boulos e de Marçal no segundo turno, segundo o Datafolha divulgado neste sábado. Já em um embate entre Boulos e Marçal, o psolista leva a melhor.
Confira os cenários:
- Boulos x Nunes
Ricardo Nunes: 52%
Guilherme Boulos: 37%
Branco/nulo/nenhum: 10%
Não sabe: 1%
- Nunes x Marçal
Ricardo Nunes: 55%
Pablo Marçal: 29%
Branco/nulo/nenhum: 14%
Não sabe: 2%
- Boulos x Marçal
Guilherme Boulos: 48%
Pablo Marçal: 38%
Branco/nulo/nenhum: 14%
Não sabe: 1%
Rejeição
O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, segue sendo o candidato mais rejeitado segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. Segundo o levantamento, Marçal tem 53% de rejeição do eleitorado, mesma marca registrada em pesquisa anterior, que saiu na quinta-feira, 3.
A rejeição do ex-coach é maior entre as mulheres (59%) e entre os eleitores que têm curso superior (61%).
Atrás de Marçal está Guilherme Boulos, que manteve os mesmos 38% do levantamento passado. Na sequência aparece Datena, com 39%,
O atual prefeito, Ricardo Nunes, ficou em quarto lugar com 25%, uma oscilação dentro da margem de erro: dois pontos para mais ou para menos. Por último está Tabata Amaral, com 15%.