SP: 70 candidaturas são impugnadas pela Lei da Ficha Limpa
A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) pediu a impugnação de 70 candidaturas no Estado nesta terça-feira por causa de irregularidades referentes à Lei da Ficha Limpa. Ao todo, 1.913 candidatos não foram aprovados pela entidade para concorrer nas eleições deste ano.
Dos que infringiram a Ficha Limpa, aplicada pela primeira vez em eleições de deputados, senadores, governadores e vice-governadores, 32 dos candidatos paulistas tiveram contas rejeitadas por irregularidades insanáveis enquanto trabalhavam em funções públicas. Outros 18 políticos foram impugnados por serem políticos condenados por improbidade administrativa. Estas foram as duas situações de inelegibilidade das 14 existentes com mais nomes enquadrados.
Além das impugnações, a Procuradoria protocolou 503 petições em casos de irregularidades documentais simples, o que resultou em um total de 2.416 registros com algum problema.
De acordo com a PRE-SP, houve 3,3 mil pedidos de registro de candidatura em São Paulo.
Os processos serão julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Depois da decisão, os candidatos podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.