Tabata fala sobre acabar com a 'farra' das licitações na prefeitura de SP: "Vou passar um pente-fino"
Candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB participou de debate promovido pelo Terra em parceria com o Estadão e a FAAP
Candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB, a deputada federal Tabata Amaral afirmou que caso seja eleita irá acabar com a farra das licitações que tem possibilitado a formação de cartel de empresas parceiras da gestão municipal, que tem como prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB). A fala ocorreu logo após o debate promovido nesta quarta-feira, 14, pelo Terra em parceria com o Estadão e a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Para vocês terem ideia, hoje o Nunes gasta mais dinheiro em obras sem licitações, oito vezes mais, do que o Bruno Covas no auge da pandemia. São casos de R$ 5 bilhões. É dinheiro que saiu do transporte, da habitação, obras superfaturadas, com denúncia de combinação de preços para favorecer empreiteiras. Então, com esses R$ 5 bi escoando não dá para gente seguir. Eu vou passar um pente-fino [nos contratos] e acabar essa farra", disse Tabata.
O debate foi dividido em cinco blocos, tendo a jornalista Roseann Kennedy, âncora do programa Dois Pontos, como mediadora. Durante os blocos, os candidatos tiveram a oportunidade de discutir e apresentar propostas para os principais problemas enfrentados pela população da cidade de São Paulo. No entanto, o encontro ficou marcado pela intensa troca de acusações entre os participantes.
Durante o debate, por exemplo, Tabata criticou a gestão de Nunes por contratos sem licitação e obras inacabadas.
"O que a gente vê é um prefeito que é recordista em obras sem licitação. São quase cinco bilhões de reais. Obras sem planejamento, com denúncia de superfaturamento", pontuou.
Nunes rebateu as acusações, defendendo a transparência e os investimentos recordes na cidade. "Tabata, não cometa esse tipo de leviandade. É ruim pra você, é muito ruim, é feio. O que a gente tem é recorde de investimentos. Esse ano teremos 18 bilhões de investimentos em São Paulo", afirmou.
Tabata continuou a crítica, sugerindo que a gestão de Nunes adote o slogan 'rouba e não faz', acusando-o de não entregar o que promete e de estar envolvido em corrupção. "O que você acha de adotar o seguinte slogan? Rouba e não faz", propôs ela.
O debate começou às 10h e foi transmitido em todas as plataformas digitais do Terra. Participaram os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
As eleições municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro, o primeiro domingo do mês. Já o segundo turno pode acontecer no último domingo de outubro, no dia 27, se assim for decidido pelo povo. Se for o caso, o Terra realizará mais um debate com os dois candidatos no dia 16 de outubro.