Fábio (PSD) e Rogério Carvalho (PT) vão para o segundo turno no Sergipe
Por decisão do TSE, Valmir de Francisquinho (PL) teve os votos considerados nulos e não vai para o segundo turno
O Sergipe terá o segundo turno entre deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) e o senador Rogério Carvalho (PT). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato do PT teve 44,70% votos, contra 38,91% de Fábio.
Por conta de uma condenação por abuso de poder político e econômico, Valmir de Francisquinho (PL) teve a sua candidatura impugnada. O candidato, que aparecia em primeiro nas pesquisas, fez toda a campanha sub judice.
Na última quinta-feira, 29, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a impugnação da candidatura de Valmir. Através de nota, o TRE-SE informou que: "considerando que não há tempo hábil para a exclusão do candidato nas urnas, os votos eventualmente creditados em nome de Valmir de Francisquinho serão considerados nulos."
Foram registrados 39,78% votos nulos e 4,60% votos brancos, além de 18,36% abstenções.
Em agosto, Valmir aparecia com 29% das intenções de voto, segundo o Ipec. Já em 29 de setembro, o candidato do PL aparecia com 40%.
Rogério Carvalho cresceu de 12% para 17% das intenções de voto, empatado com Fábio Mitidieri, que oscilou de 16% a 17% . Em ambas as pesquisas, foram ouvidas 800 pessoas de 32 municípios sergipanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Sobre Rogério
Rogério Carvalho Santos nasceu em Aracaju, em 1968, e foi criado em Lagarto (SE). É médico com residência em medicina preventiva e social. Fez especialização em gestão hospitalar e mestrado e doutorado em saúde coletiva na Unicamp (SP).
Começou sua atuação no movimento estudantil, na Universidade Federal de Sergipe. Entre 2001 e 2006, ocupou o cargo de secretário de Saúde de Aracaju. Foi eleito deputado estadual em 2006. Em seguida, assumiu a Secretaria de Saúde de Sergipe, ocupando o cargo até se eleger deputado federal em 2010, quando se tornou o deputado mais votado da história do estado até aquele momento. Em 2018 foi eleito senador pelo estado.
Sobre Fabio Mitidieri
Fábio Mitidieri nasceu em Aracaju e tem 45 anos. É casado e pai de três filhos. Formado em Administração, atuou em empresas até assumir como vereador de Aracaju em 2008.
Eleito vereador de Aracaju aos 27 anos, Fábio assumiu em 2008. No mesmo período, aceitou o convite do então prefeito Edvaldo Nogueira para gerir a Secretaria Municipal de Esportes, onde implantou o projeto Bolsa Atleta, de apoio financeiro a atletas da capital.
Foi eleito duas vezes deputado federal (2014 e 2018), votou contra o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Em abril de 2017, foi contrário à Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017, votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então presidente Michel Temer.
Apuração no Amapá
Total de votos válidos: 734.835
- Rogério Carvalho (PT): 44,70%
- Fábio (PSD): 38,91%
- Delegado Alessandro (PSDB): 10,88%
- Niully Campos (PSOL): 4,93%
- Dr. Antônio Claudio Geriatra (Democracia Cristã): 0,35%
- Prof. Aroldo Félix (UP): 0,14%
- Elinos Sabino (PSTU): 0,09%
Acompanhe em tempo real a apuração do primeiro turno das eleições