Namorado da filha de Lula tem candidatura impugnada em Sergipe
Ministério Público Eleitoral alega que parentes até segundo grau do presidente da República não podem disputar eleições
A Justiça Eleitoral de Sergipe decidiu impugnar a candidatura de Danilo Dias Sampaio (PT) ao cargo de prefeito de Barra dos Coqueiros devido ao parentesco com Lurian Lula da Silva, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A Justiça Eleitoral de Sergipe decidiu impugnar a candidatura de Danilo Dias Sampaio (PT) ao cargo de prefeito de Barra dos Coqueiros, com o nome de Danilo de Lula. O petista é namorado de Lurian Lula da Silva, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral foi validada por cinco votos a dois, e levou em conta a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), baseados no artigo 14 da Constituição. O texto diz: "são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição".
Lurian tem participado ativamente da campanha do namorado, inclusive, vídeos e fotos da filha do presidente estão no Instagram de Danilo. Em um dos filmes, ela conta que mora em Sergipe desde 2019, descreve sua relação pessoal com o pai e explica como isso fez com que ela se interessasse pela política.
A defesa de Danilo de Lula alega que o candidato e Lurian são apenas namorados, não havendo nenhum outro tipo de relação mais formal. No entanto, a juíza Dauquíria de Melo Ferreira julgou que as postagens nas redes sociais e matérias jornalísticas indicam que o casal tem um relacionamento intimista e estável, para além de um simples namoro.
Uma das vozes contrárias à cassação da candidatura foi o juiz Breno Bergson Santos, por entender que a participação do presidente Lula na campanha em Barra dos Coqueiros não é irregular, já que ambos pertencem ao mesmo partido e têm ideologia em comum, independentemente do nível de parentesco.
Candidato culpou a oposição
Mesmo que o recurso para a impugnação da candidatura tenha partido do Ministério Público Eleitoral, Danilo de Lula usou as redes sociais para acusar seus opositores pela decisão judicial que o tirou da corrida eleitoral.
"Eu venho hoje pedir aos meus adversários que a gente dispute essa eleição no voto, com respeito e transparência. Por que só agora, depois do apoio do presidente Lula à minha candidatura, vocês querem ir 'pro' tapetão? Eleição se ganha no voto, na vontade do povo. Vamos deixar que o povo da Barra dos Coqueiros decida", diz a postagem do petista.
Ainda cabe recurso por parte da campanha do candidato.